Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585
Comparte esta pagina
Título : | Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. |
Autor : | SILVA, Ingrine Shérida da |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino médio |
Fecha de publicación : | 12-jul-2016 |
Citación : | SILVA, Ingrine Shérida da. Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. |
Resumen : | O presente estudo, de natureza qualitativa, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino médio. Para tal identificação, apoiamo-nos na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto à metodologia, foi utilizada uma sequência didática em que uma situação-problema norteou as ações, onde os estudantes articularam conceitos químicos para compreensão de um contexto. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação não participante. Para apreciação dos dados obtidos, foi utilizada a proposta de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, cujos dados coletados foram submetidos à categorização e a inferência. A análise dos dados evidenciaram contribuições significativas da utilização do recurso didático, considerando a ampliação da compreensão dos estudantes, a partir do fenômeno estudado, demonstrando a provável ocorrência de assimilação de novas informações, apresentadas durante a intervenção, e os aspectos relevantes das estruturas de conhecimento dos estudantes, caracterizando uma aprendizagem significativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ingrine Shérida da.pdf | 779,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons