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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39577
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Título: | Análise de um processo de ensino-aprendizagem formativo no ensino superior de química: verificações cognitivas, metacognitivas e a autonomia dos discentes. |
Autor(es): | SANTOS, Emérson Rocha dos |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Cognição; Avaliação educacional |
Data do documento: | 11-Abr-2016 |
Citação: | SANTOS, Emérson Rocha dos. Análise de um processo de ensino-aprendizagem formativo no ensino superior de química: verificações cognitivas, metacognitivas e a autonomia dos discentes. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Muitas práticas avaliativas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Química se baseiam em modelos que mais verificam a reprodução de informações previamente transmitidas do que a construção do conhecimento propriamente dita, o que não estimula o discente a buscar as informações, pensar sobre elas e construir de forma efetiva o conhecimento. Assim, se faz necessária a aplicação de instrumentos avaliativos que colaborem com essa construção conceitual, levando o discente a construir o próprio conhecimento e refletir sobre seu processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo analisar a eficácia de uma abordagem formativa e a autonomia dos discentes nesse processo, sendo desenvolvido no Ensino Superior de Química no Agreste de Pernambuco, na perspectiva de uma formação docente de qualidade. Trata-se de uma pesquisa semiqualitativa que utilizou, como instrumentos de coleta dos dados, as autoavaliações dos discentes sobre seu processo de ensino-aprendizagem e os resultados das avaliações escritas realizadas no componente curricular em foco. A amostragem da população investigada foi representativa de 88,9% dos discentes regularmente matriculados no componente curricular Química Inorgânica I, ofertado no quarto período do referido curso, escolhida com base em critérios estabelecidos de inclusão e exclusão destacados adiante. Os resultados demonstraram que o modelo de avaliação formativa contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas por parte dos discentes, de forma mais ou menos significativa. Isso ocorreu através da permanente reflexão dos discentes sobre seus processos de aprendizagens, tendo o feedback desempenhado um papel de fundamental importância nesse processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39577 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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