Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39572

Compartilhe esta página

Título: Análise dos equívocos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem do conceito de entropia em um curso de química de nível superior.
Autor(es): LIMA, Nayana Carla Guaraná de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Entropia; Físico-química
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: LIMA, Nayana Carla Guaraná de. Análise dos equívocos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem do conceito de entropia em um curso de química de nível superior. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem acerca do conceito de entropia, visto que grande parte dos problemas de aprendizado de físico-química, de um modo geral, pode se relacionar com esse conceito, tal como o entendimento da espontaneidade de certos processos. Para isto, buscou-se investigar os equívocos mais comuns e tentou-se verificar a origem dos mesmos a partir de análises das concepções dos discentes acerca do tema em períodos distintos do curso de Química/Licenciatura, de livros textos voltados para o ensino superior das disciplinas de Química Geral e Físico-Química, por fim, como os professores que ministram ou ministraram estas disciplinas abordavam o conceito de entropia. Com relação às concepções dos estudantes, as análises foram feitas a partir de questionários com perguntas relacionadas à definição de entropia, função de estado, variação de entropia, variação de entropia para uma mistura de dois gases em diferentes situações e relação entre entropia e espontaneidade de processos. Os livros didáticos adotados no curso foram analisados com o objetivo de identificar a maneira como este conceito é abordado, se a linguagem e os exemplos utilizados, são adequados, a partir de trechos em que abordavam o conceito de entropia. Por fim, os professores foram entrevistados quanto à maneira como abordavam o conteúdo, sua preocupação com os livros adotados, ou textos científicos e a sua maneira de explicar o conteúdo a partir de analogias com termos bastante utilizados como “desordem”. A análise do material coletado auxiliou na proposição de uma abordagem para aprendizagem do conceito de entropia, cujo principal objetivo foi definir a entropia do ponto de vista da termodinâmica estatística e termodinâmica clássica, utilizando os termos mais adequados para a compreensão inequívoca de tal conceito e uma abordagem histórica de sua proposição, fornecendo uma interpretação molecular para o conceito e uma base para o entendimento da origem da espontaneidade de processos espontâneos. Após investigação das concepções adquiridas pelos estudantes em uma aula ministrada utilizando tal abordagem, observou-se que a mesma mostrou ser bastante eficiente e que a abordagem proposta poderá ser amplicada para o entendimento de outros conceitos abstratos associados ao conteúdo de termodinâmica, bem como das Ciências, de uma maneira geral, quando equívocos são cometidos devido à má utilização da linguagem, devido ao uso de analogias. Espera-se, com isso, que os novos licenciados, com o conhecimento acerca desses equívocos, evitem o uso de termos inadequados ou exemplos que atrapalham o aprendizado ao invés de contribuir, desde o ensino em níveis mais básicos. Assim, que possam, ao longo de tempo, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Química, sem causar desmotivação dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39572
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Nayana Carla Guaraná de.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons