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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3950
Title: Overedeucation e Undereducation em Pernambuco: uma avaliação empírica
Authors: Freitas Athayde Cavalcanti, Moisés
Keywords: Incompatibilidade; Overeducation; Undereducation
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Freitas Athayde Cavalcanti, Moisés; da Mota Silveira Neto, Raul. Overedeucation e Undereducation em Pernambuco: uma avaliação empírica. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Este estudo fornece evidências quanto à ocorrência de dois fenômenos econômicos indicativos da incompatibilidade entre escolaridade-ocupação em Pernambuco, estado que recentemente tem recebido significativos investimentos. A partir da estratégia de mensuração proposta por Nielsen (2007) para determinação dos percentuais de trabalhadores overeducated (sobrequalificados) e undereducated (sub-qualificados), são fornecidas indicações de mismatch do mercado de trabalho do Estado. Adicionalmente, através de um modelo logit, são apontados determinantes das condições de overeducated e undereducated. Por fim, também são estimados as penalidades econômicas destes diferentes tipos de mismatch no mercado de trabalho do estado. Os resultados, obtidos a partir dos micros dados da PNAD de 2006, indicam que cerca de 15% dos ocupados no estado são categorizados como undereducated e cerca de 12,1% da população ocupada estariam na condição de overeducated. Além disto, tais situações de mismatch implicam penalidades econômicas estimadas em 2,7% e 20,6% em relação aos salários, respectivamente, para as condições de overeducated e undereducated
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3950
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