Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39487

Comparte esta pagina

Título : Amizade ou parentesco? : mecanismos sociais na ocupação de cargos comissionados em um município do interior de Pernambuco : uma contribuição aos estudos antropológicos de “corrupção”
Autor : AGUIAR, Aline Neves
Palabras clave : Antropologia; Amizade; Parentesco; Serviço público – Cargos e funções; Corrupção
Fecha de publicación : 29-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : AGUIAR, Aline Neves. Amizade ou parentesco? : mecanismos sociais na ocupação de cargos comissionados em um município do interior de Pernambuco: uma contribuição aos estudos antropológicos de “corrupção”. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Esta dissertação tem como objetivo compreender as categorias amizade e parentesco como mecanismos sociais articulados para a ocupação de cargos comissionados em um município do interior de Pernambuco. Ao estudar as redes de amizade e parentesco no âmbito da secretaria de saúde do município, cujo codinome “Mascarena”, foi possível identificar como os funcionários de cargos comissionados ocuparam os cargos, bem como, as linguagens, expressões características e justificativas de práticas corruptas. Com essa finalidade, este trabalho divide-se em quatro etapas: no primeiro capítulo, contextualiza-se historicamente o município de Mascarena. No segundo capítulo, apresentam-se os desafios metodológicos encontrados para a realização da pesquisa na secretaria de saúde do referido município. No terceiro capítulo, o conceito de corrupção é problematizado a partir de etnografias em diversos contextos sociais, evidenciando os aspectos culturais específicos. No último capítulo, destaca-se como as relações pessoais são articuladas para a concessão de benefícios, sobretudo, os cargos comissionados. Dessa forma, esta dissertação apresenta, por meio da etnografia, questões conceituais e epistemológicas em relação ao tema da corrupção a fim de contribuir para uma abordagem culturalmente mais sensibilizada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39487
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Aline Neves Aguiar.pdf1,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons