Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39480

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorSILVA, Taís de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-26T12:11:27Z-
dc.date.available2021-03-26T12:11:27Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationSILVA,Taís de Oliveira. Argumentação em laboratórios investigativos de química: uma proposta para formação de licenciandos críticos e reflexivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Matemáticas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39480-
dc.descriptionRODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE CHIARO, Sylvia Reginapt_BR
dc.description.abstractA argumentação é compreendida como estratégia didática potencialmente discursiva e útil para o ensino de ciência. É notório que argumentar é uma ação inerente às práticas investigativas, e por isso é concebível raciocinar o uso da argumentação dialógica como estratégia de ensino e seu potencial na formação de futuros professores de Química. Logo, esta pesquisa teve o intuito de investigar o impacto do uso da argumentação na constituição de um espaço investigativo propulsor de uma formação crítica e reflexiva para licenciandos em Química, em aulas de laboratório. Para tanto foi preciso investigar eventuais diferenças na construção crítica e reflexiva existente entre o laboratório de ensino tradicional e o investigativo fazendo uso da argumentação. Examinou-se como a argumentação ocorria em aulas de laboratório tradicional, para então propor uma aula investigativa a partir de mecanismos da argumentação, com propósito de constituir o espaço investigativo para que assim pudéssemos verificar a diferença na formação crítica e reflexiva dos licenciados nesses ambientes educacionais. Foi examinado e verificado que os discentes, quando envolvidos em atividades investigativas formulam argumentos bem elaborados relacionados a conceitos químicos, enquanto na outra situação, com o laboratório tradicional, há uma diminuição significativa da formulação desses e quando identificados estavam relacionados apenas as etapas procedimentais. Tomando por base as análises, é pertinente considerar que os resultados foram satisfatórios dentro das limitações metodológicas da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formação – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectDiscussões e debates – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectLaboratórios de química – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectProfessores de química – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectEnsino reflexivo – Brasil, Nordestept_BR
dc.titleArgumentação em laboratórios investigativos de química : uma proposta para formação de licenciandos críticos e reflexivospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9012325620040563pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxArgumentation is understood as a potentially discursive and useful didactic strategy for science teaching. It is notorious that arguing is an inherent action in investigative practices, and it is therefore conceivable to reason the use of dialogical argumentation as a teaching strategy and its potential in the formation of future chemistry teachers. Therefore, this research aimed to investigate the impact of the use of argumentation in the constitution of an investigative space that propels a critical and reflective formation for undergraduates in chemistry, in laboratory classes. Therefore, it was necessary to investigate possible differences in the critical and reflexive construction existing between the traditional teaching laboratory and the investigative one using the argumentation. It was examined how argumentation occurred in traditional laboratory classes, and then proposed an investigative class based on mechanisms of argumentation, with the purpose of constituting the investigative space. So that we could verify the difference in the critical and reflective formation of graduates in these educational environments. It was examined and verified that students when involved in investigative activities formulate well-elaborated arguments related to chemical concepts, while in the other situation, with the traditional laboratory, there is a significant decrease in their formulation and when identified, only the procedural steps were related. Based on the analysis, it is pertinent to consider that the results were satisfactory within the methodological limitations of the research.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Taís de Oliveira Silva.pdf1,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons