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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39456

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorARAÚJO, Alan Campos-
dc.date.accessioned2021-03-24T11:37:30Z-
dc.date.available2021-03-24T11:37:30Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alan Campos. A imagem esvoaçante: atmosferas e fórmulas patéticas do cinema de Tsai Ming-liang. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39456-
dc.description.abstractA obra do cineasta radicado em Taiwan Tsai Ming-liang (1958) se difere estruturalmente de um cinema convencional por se utilizar do tempo esgarçado como parte da experiência estética. Seu cinema não se vale de roteiros bem delimitados por inícios, meios e fins, ao invés disso, o realizador prioriza uma atmosfera lenta e contemplativa de “nada acontece”. Ancorado no gestual do mesmo protagonista ao longo de suas obras (Lee Kang-sheng) – sujeito calado e de gestos expressivos –, o diretor construiu um cinema que cria uma maior proximidade com sua plateia por fazê-la experimentar as ações como se estivessem lá. A presente dissertação investiga a experiência da filmografia do diretor a partir de um arcabouço metodológico do historiador das imagens Aby Warburg no intuito de entender o fluxo de imagens que se estabelece a partir do contato com imagens mergulhadas no esgarçamento temporal. Ao final, desenvolve-se um método associativo por imagens que vise um entendimento da cultura visual que rodeia os filmes de Tsai Ming-liang.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTsai Ming-liangpt_BR
dc.subjectAby Warburgpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCultura Visualpt_BR
dc.titleA imagem esvoaçante: atmosferas e fórmulas patéticas do cinema de Tsai Ming-liangpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1618069081375414pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe work of Taiwanese filmmaker Tsai Ming-liang (1958) differs structurally from conventional cinema by using time-shattered as part of the aesthetic experience. His cinema does not use scripts well delimited by beginnings, middles and ends, instead, the director prioritizes a slow and contemplative atmosphere of "nothing happens". Anchored in the gesture of the same protagonist throughout his works (Lee Kang-sheng) - silent man of expressive gestures -, the director built a cinema that builds a closer proximity to his audience by making her experience the actions as if they were there. The present dissertation investigates the experience of the director's filmography from a methodological framework of the image historian Aby Warburg in order to understand the flow of images that is established from the contact with images immersed in the temporal collapse. In the end, an associative image-based approach is developed that aims at understanding the visual culture that surrounds Tsai Ming-liang's films.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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