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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3942
Title: Implicações da atuação do gestor escolar na qualidade do processo educativo : o caso de uma escola municipal em Camaragibe
Authors: Isailma Barros Pereira, Maria
Keywords: Gestão escolar democrática; Qualidade do ensino; Organização pedagógica
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Isailma Barros Pereira, Maria; Miriam Happ Botler, Alice. Implicações da atuação do gestor escolar na qualidade do processo educativo : o caso de uma escola municipal em Camaragibe. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: A pesquisa aqui apresentada teve o objetivo de analisar as implicações da atuação do gestor escolar nas aprendizagens dos alunos, levando-se em conta os padrões de qualidade do sistema educacional, principalmente, a qualidade do processo educativo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso numa escola pública do município de Camaragibe-PE, escolhida por seu destaque positivo nos índices das avaliações nacionais e locais. Levamos em consideração a compreensão do gestor e atores da escola sobre os princípios da gestão democrática e as ações organizacionais realizadas pelo gestor escolar na sua condução pedagógica. A análise toma como referências teóricas conceitos inerentes à democratização da escola pública no contexto do Brasil e sua interface com o neoliberalismo, articulando a discussão a partir do conceito de gestão escolar e com os elementos intrínsecos à gestão, como: autonomia, participação, burocracia, poder, liderança e aprendizagem, relacionando a discussão sobre a qualidade do ensino. Dentre os procedimentos adotados, utilizamos a vasta literatura a respeito do tema, a análise de documentos, bem como a análise dos dados obtidos através da aplicação de entrevistas com os segmentos da escola, além de observações diretas registradas em diário de campo. Dentre os resultados obtidos, confirmamos que a gestão escolar democrático-participativa autêntica influencia diretamente o processo de ensino e aprendizagem, constituindo-se como elemento fundamental no tocante ao desempenho pedagógico das unidades escolares
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3942
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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