Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39351

Share on

Title: Coreografias didáticas e de meta-aprendizagem integradas a aprendizagem autorregulada no ensino superior brasileiro
Authors: SILVA, Cristiane Lucia da
Keywords: Ensino; Aprendizagem; Meta-aprendizagem; UFPE – Pós-graduação
Issue Date: 31-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Cristiane Lucia da. Coreografias didáticas e de meta-aprendizagem integradas a aprendizagem autorregulada no ensino superior brasileiro. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A qualidade do ensino e da aprendizagem é cada vez mais questionada tanto pelos professores quanto pelos educandos, por isso acreditamos que se faz necessário modificar a dinâmica peculiar da sala de aula. Tal característica está inserida nas Coreografias Didáticas (CD). Nesse construto teórico, o professor antecipará as ações iniciais dos educandos e o discente será considerado como um ser ativo e consciente da sua aprendizagem, da sua forma de aprender. Diante disso, nos questionamos sobre como desenvolver no educando a conscientização da sua própria aprendizagem. Por isso, resolvemos abordar a aprendizagem autorregulada, porque ela tem como foco de pesquisa o aprender a aprender de modo eficaz com a finalidade de atingir uma meta de aprendizagem. Logo, pensamos em como aplicar tais aspectos de modo prático e didático com a finalidade de desenvolver significativamente a autorregulação de aprendizagem do dançarino. Assim sendo, optamos pelo modelo da Coreografia de Meta-Aprendizagem (CMA) com o objetivo de que os dançarinos definissem sua meta de aprendizagem e a forma como desejam aprender. Então, o objetivo geral desta pesquisa é: como influenciam os componentes autorreguladores das coreografias de aprendizagem nos distintos modelos de CD? E como perguntas específicas: (1) quais modelos coreográficos foram aplicados e como influenciaram a CMA?; (2) quais as estratégias de autorregulação da aprendizagem dos educandos e como permaneceu a frequência de uso de tais estratégias depois do preenchimento da CMA?; (3) qual a relação entre a coreografia de meta-aprendizagem com a autorregulação da aprendizagem? A abordagem metodológica é mista, o tipo de pesquisa é o exploratório, o método foi o observacional sistemático e o direto extensivo por meio de questionário e formulário. Em relação à técnica de análise dos dados - do ponto de vista quantitativo - foi utilizado o programa Statistical Package for Social Sciences. Analisamos a disciplina Língua Espanhola Aplicada, ministrada na modalidade semipresencial no curso de Gestão em Turismo em um Instituto Federal. Contamos com a participação de dois professores e cinquenta e três estudantes. A análise foi construída em três etapas. Na primeira foram analisadas as CMA produzidas pelos educandos de acordo com os três modelos coreográficos aplicados (fechado, semiaberto e o aberto). A segunda foi sobre os resultados das duas aplicações do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ). A terceira abordou o questionário Avaliação da CMA. Os resultados evidenciaram que: independente do modelo coreográfico, os componentes autorreguladores inseridos na CMA como a autoeficácia, por exemplo, atuaram no decorrer da elaboração da CMA em diversos níveis, das simples às complexas; os aprendizes se utilizaram inconscientemente de uma ampla gama de estratégias de autorregulação da aprendizagem e que várias dessas depois da aplicação da CMA se tornaram um pouco mais frequentes nos estudos cotidianos dos educandos. Concluímos que por meio do preenchimento da CMA dos educandos se tornaram mais conscientes dos seus processos de aprendizagem, contudo o modelo coreográfico da CMA pode e deve se tornar mais flexível a fim de abarcar as diferentes formas de aprender, de organizar e monitorar essa aprendizagem.
Description: BERAZA, Miguel Ángel Zabalza também é conhecido em citações bibliográficas por: ZABALZA, Miguel Ángel
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39351
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Cristiane Lucia da Silva.pdf8,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons