Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39350

Compartilhe esta página

Título: Análise estatística e tendência das precipitações no município de Caruaru.
Autor(es): SILVA, Thomas Fernandes da
Palavras-chave: Estatística; Precipitação (Meteorologia) - Caruaru (PE); Chuvas - Frequência da intensidade - Caruaru (PE); Drenagem - Caruaru (PE); Engenharia hidráulica - Caruaru (PE)
Data do documento: 7-Ago-2014
Citação: SILVA, Thomas Fernandes da. Análise estatística e tendência das precipitações no município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A crescente urbanização de forma desordenada das cidades brasileiras tem provocado impactos significativos na qualidade de vida da população. No processo de urbanização ocorre a substituição da cobertura vegetal, natural, por pavimentos impermeáveis e isso provoca alterações significativas em alguns componentes do ciclo hidrológico. Entre as alterações destaca-se: redução na taxa de infiltração e aumento no escoamento superficial, consequentemente essas alterações no ciclo hidrológico acarretam um aumento na frequência e proporção das inundações e alagamentos. Além de situações agravadas pela alteração do meio pelo homem, há as próprias alterações naturais, bastante discutida na questão das mudanças climáticas. Para qualquer trabalho hidrológico a premissa é o conhecimento do regime de chuvas daquela localidade. As equações de chuvas intensas são essenciais para os projetos hidráulicos e hidrológicos que necessitam definir a chuva de projeto para poder obter a vazão de projeto. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do regime pluviométrico do município de Caruaru, e suas chuvas intensas. Obteve-se os dados da estação estação Caruaru (24), localizada no IPA. Realizou-se estatística médias e totais, mensais e anuais, do histórico de 1969 até 2013, como também as chuvas intensas. Na análise de frequência das séries anuais, foi aplicado o modelo de distribuição de Gumbel. Análise de tendência foi realizada com o TREND. O regime pluviométrico caracterizou-se com valor médio total anual de 694,7 mm, com certa tendência de acréscimo dos totais anuais nos últimos anos. Em função da pouca quantidade de informações no estado de Pernambuco quanto às equações de chuvas intensas foi determinado às relações intensidade-duração-frequência. Para a análise de tendência não houve significância estatística com 10% dados de precipitação anual. No entanto, mostrou-se uma tendência crescente no período chuvoso e decrescente no período seco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39350
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thomas Fernandes da (1).pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons