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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39345

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorARAUJO, Renata Adjaína Silva de-
dc.date.accessioned2021-03-08T13:20:14Z-
dc.date.available2021-03-08T13:20:14Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.citationARAUJO, Renata Adjaína Silva de. Os usos do livro didático na educação infantil: uma análise da construção de práticas de ensino de leitura e escrita. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39345-
dc.descriptionARAUJO, Renata Adjaína Silva de, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Renata Adjaínapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal investigar os usos de um livro didático na construção de práticas de ensino de leitura e escrita, desenvolvidas por professoras que atuavam no último ano da Educação infantil. Apoiamo-nos, principalmente, em Soares (1998; 2018), Brandão e Leal (2010) e Ferreiro (2010) no tocante à discussão sobre práticas de leitura e escrita na Educação infantil, considerando que essa etapa da educação básica não tem o propósito de garantir que todas as crianças leiam e escrevam com autonomia. Contudo, acreditamos ser fundamental proporcionar diferentes situações de uso e de reflexão sobre a leitura e a escrita, de maneira lúdica e prazerosa. Tecemos, também, considerações sobre saberes docentes no cotidiano da sala de aula, frente aos usos de livros didáticos e outros recursos, a partir das contribuições de Certeau (1998), Tardif (2014) e Chartier (2002; 2007). Participaram deste estudo duas professoras que atuavam nos anos finais da Educação infantil, na rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a observação participante de aulas, aplicação de questionário com as docentes e análise documental de atividades relativas à leitura e à escrita sugeridas pelas professoras, tendo como suporte o livro didático, o caderno e fichas de atividades avulsas. No âmbito da análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os dados revelaram que o livro didático não constituía o único recurso mobilizado na construção das práticas de ensino das docentes, pois elas também sugeriam atividades utilizando outros materiais, como cadernos, fichas de atividades coladas nos cadernos das crianças e fichas de atividades avulsas. Além disso, tais materiais tiveram maior frequência de uso que o livro didático. Nesse sentido, embora as professoras tivessem proposto poucas atividades do livro didático, notamos que as crianças realizaram muitas atividades com lápis e papel, se considerarmos também o uso dos outros suportes. No caso da professora 1, observamos também o uso de livros e de textos literários, a partir dos quais foram exploradas algumas estratégias de compreensão leitora, principalmente a localização de informações explícitas e conhecimentos relacionados ao sistema de escrita alfabética. Já a professora 2 recorreu a outro livro didático para extrair uma das atividades relativas à leitura e à escrita que propôs à sua turma, além de ter feito uso de cadernos com atividades escritas à mão. Por meio desta pesquisa, percebemos que os modos pelos quais as docentes utilizavam os diversos recursos didáticos estavam relacionados aos seus saberes-fazeres. Outrossim, compreendemos que, mesmo diante de materiais prescritivos, como é o caso de livros didáticos, os professores, muitas vezes, alteram as propostas apresentadas ou até mesmo as ignoram, por não atenderem às suas expectativas e objetivos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantil – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectLeitura – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectEscrita – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.titleOs usos do livro didático na educação infantil : uma análise da construção de práticas de ensino de leitura e escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8317673310108853pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research had as main aim to investigate the uses of a didactic book in the building of teaching methods of reading and writing, developed by teachers who acted in the last grade of Child education. We support ourselves, mainly in Soares (1998; 2018), Brandão and Leal (2010) and Ferreiro (2010) in the discussion about practices of reading and writing in the Child education, considering that this step has not the objective of guarantee that every child read and write by itself. However, we believe being fundamental to create different situations of use and thinking about reading and writing, in a ludic and pleasure way. We made also considerations around the teacher knowledge in the daily classroom, about the didactic books and others resources, parting from the contributions of Certeau (1998), Tardif (2014), and Chartier (2002; 2007). Participated of our research, two teachers who acted in the last grades of Child education (5 years old), in the municipal network of Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco. As methodological procedure, we used the participating observation of classes, application of questionnaires with the teachers and documental analysis of activities related to reading and writing suggested by the teachers, having as support the didactic book, the copybook and papers of exercise. Within the scope of data analysis, we resorted to content analysis according to Bardin (1977). The data revealed that didactic books were not the only resource used in the building of teaching practices of the teachers, because they also suggested activities using other things, as copybooks and activity papers. Besides that, these other activities were more used than the didactic book. In this sense, although teachers had proposed a few activities from the didactic book, we notice that the children made many activities with pencil and paper, if we consider also the use of others supports. In case of teacher 1, we observed also the use of books and literary texts, from which was explored some strategies of reading understand, mainly the localization of explicit information and knowledge related to the alphabetical writing system. Teacher 2 resorted to another didactic book to extract a activity related to reading and writing, which was proposed for her class, besides that, she used copybooks with written by hand activities. Through this research, we realized that the way which teachers used the many didactic resources were related to their knowledge. Likewise, we understood that even in front of prescriptive materials, as in the case of didactic books, the teachers many times, changed the proposed activities or even though, ignored them, because they did not fit their expectations and objectives.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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