Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39339

Compartilhe esta página

Título: Contribuição de uma sequência didática CTS para a promoção da alfabetização científica nas aulas de química do ensino médio.
Autor(es): SILVA, Gilvanice Maria da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Ciência - Estudo e ensino; Ensino médio; Drogas; Automedicação
Data do documento: 29-Jul-2015
Citação: SILVA, Gilvanice Maria da. Contribuição de uma sequência didática CTS para a promoção da alfabetização científica nas aulas de química do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O presente trabalho consiste em analisar se a utilização de um conjunto de Sequências Didáticas no enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a temática Drogas e Automedicação, possibilita a promoção da Alfabetização Cientifica durante aulas de Química do 1º Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede publica na cidade de São Caetano estado de Pernambuco. A Sequência Didática foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos mobilizassem o processo de construção de seus conhecimentos à partir da valorização das concepções prévias dos mesmos acerca da temática (analisadas a partir de um questionário semiestruturado); da promoção e adequação de novos saberes através de leitura de textos, vídeo-aulas e aula expositiva dialogada; além de associação de experimentos simples com o tema Drogas e Automedicação. Para a análise dos dados foram utilizadas as respostas, falas e discursos apresentados pelos alunos para as indagações surgidas do decorrer das atividades. Os resultados indicam que a abordagem avaliada favorece a construção de saberes que podem ser apontados como indicadores que subsidiados por dados da literatura sugerem um princípio de Alfabetização Científica nos discentes aqui estudados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39339
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gilvanice Maria da.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons