Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39335

Compartilhe esta página

Título: O uso do stop motion no ensino de Bioquímica para o nível médio
Autor(es): SANTOS, Ana Jackeline de França
Palavras-chave: Biologia; Respiração Celular; Cinema Educativo
Data do documento: 14-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Ana Jackeline de França. O uso do stop motion no ensino de Bioquímica para o nível médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Abstract: Este trabalho descreve a análise de dados coletados durante a aplicação de uma produção de vídeo de animação usando a técnica de stop motion com o objetivo de operacionalizar os conhecimentos sobre respiração celular aeróbica. Os estudantes criaram, a partir de trabalhos artesanais, as reações do tema e fotografaram o passo a passo editando posteriormente com aplicativos em computadores ou celulares. Além de anotações das observações feitas desde o início desta pesquisa revelando um avanço no conhecimento do tema em questão, foram aplicados dois testes, um após a aula explanada e a leitura de livros, outro depois da produção do stop motion. Os resultados foram notadamente diferentes evidenciando, após a aplicação do segundo teste, um aumento significativo das notas, o que leva ao entendimento de que o processo de construção dos vídeos possibilitou um progresso na compreensão do tema. Desta forma, o método foi considerado eficaz como ferramenta didática.
Descrição: SANTOS, Ana Jackeline de França também é conhecida em citações bibliográficas por: FRANÇA, Ana Jackeline de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39335
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Jackeline de França Santos.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons