Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39334
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Francisco de Assis José de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T12:49:26Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02T12:49:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco de Assis José. Laboratório virtual como ferramenta estratégica na aplicação da Sequência Didática Interativa no ensino de Biologia com enfoque na obesidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39334 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia, assim como as demais disciplinas, passam por uma crescente necessidade de inclusão das tecnologias digitais da informação e comunicação para atender as demandas de uma geração de jovens cada vez mais tecnológica. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar o uso do laboratório virtual como ferramenta pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Sequência Didática Interativa para abordar conteúdos de bioquímica da célula com enfoque na obesidade, no intuito de promover o protagonismo dos estudantes e oportunizar novas formas de aprendizagem. Para alcançá-lo foram traçados quatro objetivos específicos a seguir: propor uma Sequência Didática Interativa que possa nortear o trabalho docente com o Laboratório Virtual Comer e Exercitar-se nas aulas de Biologia para abordar conteúdos de bioquímica da célula com enfoque na obesidade; elaborar um manual no formato impresso e digital (e-book) para o uso didático do Laboratório Virtual disponível na plataforma do PhET (Physics Education Technology); oportunizar atividades vivenciadas com uma Sequência Didática Interativa para desenvolver o protagonismo dos estudantes e analisar o processo de aprendizagem dos estudantes com a vivência de uma Sequência Didática Interativa que utilizou o Laboratório Virtual PhET Comer e Exercitar-se. A proposta metodológica adotada foi baseada no desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática Interativa, articulada com um laboratório virtual PhET para duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O estudo teve um foco qualitativo embasado na técnica de análise de conteúdo. A coleta dos dados ocorreu por meio da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, estudos de caso, produção textual e aplicação de questionários com questões fechadas e abertas no início e ao término das sequências. Os resultados demonstraram que a Sequência Didática Interativa desenvolvida nesse estudo, articulado com o laboratório virtual, permitiram uma abordagem investigativa, possibilitando uma compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos abordados de forma interativa, dinâmica e significativa. Assim, a Sequência Didática Interativa mostrou-se viável, apresentando-se como mais uma estratégia pedagógica que pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Biologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Obesidade – estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Laboratório virtual como ferramenta estratégica na aplicação da Sequência Didática Interativa no ensino de Biologia com enfoque na obesidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1898698954054176 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9078215959109870 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Biology, as well as the other disciplines, goes through a growing need to include digital information and communication technologies to meet the demands of an increasingly technological generation of young people. In this sense, the general objective of this research was to investigate the use of the virtual laboratory as a pedagogical tool that facilitates the teaching-learning process in the Interactive Didactic Sequence to address cell biochemistry contents with a focus on obesity, in order to promote the role of students and provide new forms of learning. To achieve this, four specific objectives were outlined below: to propose an Interactive Didactic Sequence that can guide the teaching work with the Virtual Laboratory to Eat and Exercise in Biology classes to address cell biochemistry contents with a focus on obesity; prepare a manual in printed and digital format (e-book) for the didactic use of the Virtual Laboratory available on the PhET platform (Physics Education Technology); to provide opportunities for activities experienced with an Interactive Didactic Sequence to develop the role of students and to analyze the students' learning process with the experience of an Interactive Didactic Sequence that used the PhET Virtual Laboratory to Eat and Exercise. The methodological proposal adopted was based on the development and application of an Interactive Didactic Sequence, articulated with a PhET virtual laboratory for two classes of the 1st year of High School at a school in the Pernambuco State Education Network. The study had a qualitative focus based on the technique of content analysis. Data collection took place using the Hermeneutic-Dialectic Circle technique, case studies, textual production and application of questionnaires with closed and open questions at the beginning and end of the sequences. The results showed that the Interactive Didactic Sequence developed in this study, articulated with the virtual laboratory, allowed an investigative approach, enabling students to understand the contents covered in an interactive, dynamic and meaningful way. Thus, the Interactive Didactic Sequence proved to be viable, presenting itself as another pedagogical strategy that can contribute to the teaching and learning of Biology. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Francisco de Assis José de Oliveira.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons