Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39317

Comparte esta pagina

Título : Trabalhando conceitos químicos no ensino fundamental a partir do tema água em uma escola municipal da cidade de Caruaru-PE.
Autor : SILVA, Cláudia Daniely da
Palabras clave : Ensino fundamental - Caruaru (PE); Ciência - Estudo e ensino; Água; Livros didáticos
Fecha de publicación : 28-jul-2015
Citación : SILVA, Cláudia Daniely da. Trabalhando conceitos químicos no ensino fundamental a partir do tema água em uma escola municipal da cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem de Conceitos Química no 9º Ano do Ensino Fundamental, utilizando Temas Geradores. Foi realizado no município de Caruaru-Pe, interior de Pernambuco, na Escola de Referência em Ensino Médio Maria Auxiliadora Liberato. A proposta de intervenção didática trabalhou a Água (ciclo da água, tipos de água (mineral, destilada, bruta, dura), Poluição, tratamento e etc...) como tema gerador. Os conteúdos abordados através do tema gerador proposto foram: Composição química, Transformações dos estados físicos da matéria, propriedades, substância, misturas, solução, propriedades organolépticas. Em sua fase diagnóstica, foi solicitado, aos professores da escola, que ensinam ciências ao 9º ano, que respondessem uma entrevista, a fim de analisar quais as dificuldades encontradas na abordagem dos conceitos químicos na série investigada, o porquê dessas dificuldades, e como os professores procuram contorná-las. O livro didático também foi analisado, para verificar se o mesmo se enquadra nas recomendações dos documentos oficiais. Quanto aos discentes, foi elaborado um questionário com perguntas abertas, objetivando, principalmente, investigar as concepções prévias e após a aplicação da atividade, a aprendizagem dos conceitos químicos abordados através do tema gerador “água”. A partir desse trabalho pode-se perceber que uma abordagem contextualizada dos conteúdos pode vir a contribuir de forma significativa para o ensino/aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39317
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Cláudia Daniely da.pdf852,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons