Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39297

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.contributor.authorVERÍSSIMO, Ana Virginia Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-02-24T12:00:25Z-
dc.date.available2021-02-24T12:00:25Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationVERISSIMO, Ana Virginia Rodrigues. Prevenção da violência no namoro com adolescentes escolares: intervenção educativa a partir de círculos de cultura. 2020. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39297-
dc.description.abstractA violência no namoro (VN) é um fenômeno influenciado por fatores culturais, sociais, familiares e individuais, que se manifesta através de agressões físicas, sexuais e/ou psicológicas, com graves consequências à saúde dos adolescentes. Destarte, verifica-se a necessidade de intervenções para prevenção da VN no cenário escolar. O objetivo desta pesquisa é analisar a implementação de uma intervenção educativa em saúde, fundamentada nos Círculos de Cultura (CC) de Paulo Freire, para prevenção da VN. Trata-se de uma pesquisa de método misto. A abordagem quantitativa, composta de um estudo quase- experimental, analisou a ocorrência da VN e estratégias de resolução de conflitos (ERC), através da aplicação do Inventário de Conflitos nos Relacionamentos de Namoro entre Adolescentes (CADRI), antes e após uma intervenção educativa. Na análise quantitativa foi aplicada estatística inferencial para relacionar a VN com as variáveis sociodemográficas e relacionais, e comparativa para verificar a diferença na prevalência e escores do CADRI após a intervenção. A abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, utilizou os CC como referencial teórico metodológico de ensino e pesquisa, a partir das seguintes etapas, cíclicas e inter-relacionadas: 1. Descoberta do universo vocabular; 2. Dinâmica de sensibilização; 3. Problematização/questão geradora; 4. Fundamentação teórica; 5. Reflexão teórico-prática; 6. Elaboração coletiva das respostas; 7. Síntese; 8. Avaliação. A triangulação dos dados caracterizou a compilação dos dados qualitativos apreendidos por diário de campo, filmagem (imagem e som) e fotografia das produções dos participantes dos CC. A análise de conteúdo proposta por Yin foi inserida na análise das entrevistas que precederam os CC, durante a investigação temática. Participaram do estudo quase-experimental 134 adolescentes do ensino fundamental II e ensino médio, com idade entre 13 e 18 anos. A intervenção educativa fomentou o processo de conscientização e o engajamento dos adolescentes para atuarem como multiplicadores em saúde e a elaborarem uma peça teatral, ancorada nos princípios do teatro fórum de Boal, que expôs uma situação de conflito no namoro com desfecho violento e as consequências para a vítima e agressor, provocando a reflexão crítica sobre a situação e o papel dos amigos, familiares, professores e escola para a resolução não violenta de conflitos, com participação da plateia e interlocução de dois mediadores (coringas). Houve diminuição nas taxas de vitimização, perpetração e vitimização-perpetração da VN e nas médias dos escores de perpetração da violência sexual (p=0,015) e psicológica/verbal (p=0,018); de vitimização da violência física (p=0,004), sexual (p=0,035) e psicológica/verbal (p=0,013) após a intervenção. Ocorreu redução nas médias dos escores das ERC abusivas dos adolescentes (p=0,002) e do(a) namorado(a) (p=0,042) e aumento nas médias dos escores das ERC não abusivas dos participantes (p=0,008) e dos(as) parceiros(as) (p<0,001) após os Círculos. A intervenção educativa participativa e dialógica, mediada por CC, promoveu a conscientização de adolescentes sobre a VN, concorrendo para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos apreendidos entre seus pares. Os efeitos desta intervenção foram evidenciados pela redução na prevalência da VN e na adoção de uma postura de protagonismo em compartilhar a valorização da adoção de ERC não abusivas pelos adolescentes nas relações de namoro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência por parceiro íntimopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde do adolescentept_BR
dc.subjectVulnerabilidade em saúdept_BR
dc.subjectServiço de enfermagem escolarpt_BR
dc.titlePrevenção da violência no namoro com adolescentes escolares: intervenção educativa a partir de círculos de culturapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5838836387486591pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8814068290329233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxDating violence (DV) is a phenomenon influenced by cultural, social, family and individual factors, which manifests itself through physical, sexual and/or psychological aggression, with serious consequences for the health of adolescents. Thus, there is a need for interventions to prevent DV in the school setting. The objective of this research is to analyze the implementation of an educational health intervention, based on Paulo Freire's Culture Circles (CC), for the prevention of DV. This is a mixed method study. The quantitative approach, composed of a quasi-experimental study, analyzed the occurrence of DV and CRS, through the application of the Conflict in Adolescent Dating Relationships Inventory (CADRI), before and after an educational intervention. In the quantitative analysis, inferential statistics were applied to relate the DV with sociodemographic and relational, and comparative variables to verify the difference in prevalence and scores of CADRI after the intervention. The qualitative approach, outlined by the action research, used the CC as a theoretical methodological framework for teaching and research, from the following cyclic and interrelated steps: 1. Discovery of the vocabular universe; 2. Dynamics of awareness; 3. Problematization/generating issue; 4. Theoretical foundation; 5. Theoretical-practical reflection; 6. Collective elaboration of responses; 7. Synthesis; 8. Evaluation. The triangulation of data characterized the compilation of qualitative data collected by field diary, filming (image and sound) and photography of the productions of CC participants. The content analysis proposed by Yin was inserted in the analysis of the interviews that preceded the CC, during the thematic investigation. 134 adolescents from middle and high school, aged between 13 and 18 years, participated in the quasi-experimental study. The educational intervention fostered the awareness process and the role of the adolescents to act as multipliers in health, through the production of play, anchored in the principles of the Boal forum theater, which exposed a situation of conflict in dating with a violent outcome and the consequences for the victim and perpetrator, provoking critical reflection on the situation and the role of friends, family, teachers and school for the non-violent resolution of conflicts, with the audience participation and interlocution of two mediators (wild cards). There was a decrease in the rates of victimization, perpetration and victimization-perpetration of DV and in the mean of perpetration of sexual violence (p=0.015) and psychological/verbal (p=0.018) violence; victimization of physical (p=0.004), sexual (p=0.035) and psychological/verbal (p=0.013) violence after the intervention. There was a reduction in the mean of the abusive CRS scores of adolescents (p=0.002) and boyfriend/gilfriend (p=0.042) and an increase in the mean of the non-abusive CRS scores of participants (p=0.008) and partners (p<0.001) after intervention. The participative and dialogical educational intervention, mediated by CC, promoted the awareness of adolescents about DV, contributing to act as multipliers of the knowledge learned among their peers. The effects of this intervention were evidenced by the reduction in the prevalence of DV and the adoption of a leading role in sharing the appreciation of the adoption of non-abusive CRS by adolescents in dating relationships.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ana Virginia Rodrigues Verissimo.pdf5,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons