Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39296

Compartilhe esta página

Título: Efeitos da fragmentação da restinga na estrutura genética populacional de Dichotomius schiffleri e suas implicações para conservação
Autor(es): FÉLIX, Aline Priscila
Palavras-chave: Coleóptero; Besouros; Genética de populações
Data do documento: 21-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FÉLIX, Aline Priscila. Efeitos da fragmentação da restinga na estrutura genética populacional de Dichotomius schiffleri e suas implicações para conservação. 2020. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Dichotomius schiffleri é uma espécie de besouro ameaçada de extinção devido a sua distribuição restrita. Além disso, apresenta especificidade à restinga, a qual encontra–se amplamente fragmentada e modificada. A caracterização da estrutura e diversidade genética de populações remanescentes de D. schiffleri, contribuirá na avaliação do seu status de conservação. Espécimes dos municípios de Ipojuca–PE, Maraú–BA, Santa Cruz de Cabrália–BA e Vila Velha–ES foram analisados utilizando os marcadores ISSR e DNAmt (COI e 16S). As análises foram realizadas através do cálculo de índices de diversidade genética, ΦST, clusterização genética, AMOVA, modelos populacionais e árvore de distância genética. Além disso, foi feita análise de mismatch distribution, testes de neutralidade e rede de haplótipos. Os resultados para o ISSR e DNAmt foram similares, ambos marcadores demonstraram níveis semelhantes de diversidade genética quando comparados à espécies próximas, sugerindo que as alterações no ambiente não influenciaram nos níveis de diversidade genética de D. schiffleri. Foi observado também que as populações estão sob influência de seleção purificadora, sendo sugerido relação com enchentes periódicas que diminuem temporalmente o tamanho das populações de D schiffleri. Os dados também indicaram diferenciação genética entre todas as populações, que provavelmente está relacionada com a descontinuidade da restinga apresentando assim isolamento por distância. Desse modo, é sugerido o delineamento de quatros unidades de manejo distintas para fins de conservação da espécie.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39296
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aline Priscila Félix.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons