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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Rosângela Tenório de-
dc.contributor.authorSANTOS, Simone Carvalho dos-
dc.date.accessioned2021-02-24T11:43:36Z-
dc.date.available2021-02-24T11:43:36Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Simone Carvalho dos. A pedagogização do cinema e a vontade de orientação do trabalho docente: uma análise do discurso do projeto Curta na Escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39295-
dc.descriptionSANTOS, Simone Carvalho dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO, Simonept_BR
dc.description.abstractNa presente dissertação, produzida no núcleo de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, os discursos pedagógicos do cinema na escola se configuram como objeto teórico e os enunciados expressos em textos do projeto Curta na Escola, como objeto empírico. Buscou-se investigar o processo de pedagogização do discurso do cinema na escola, evidenciando as condições de possibilidade de tal discurso em materiais pedagógicos voltados para o trabalho docente. A estratégia analítica contou com elementos da análise do discurso de inspiração foucaultiana e da análise cultural, o que implica dizer que imagens e textos foram analisados em sua função enunciativa e nos aspectos da posição dos sujeitos. Na tentativa de dar conta desta empreitada, o Corpus de análise escolhido integra o discurso curricular do projeto Curta na Escola. Em tal corpus, foram analisados discursos que conformam um modo de ser do cinema na escola e que operam na produção de uma certa docência para o trabalho com filmes. Assim, foi possível identificar uma rede interdiscursiva que apoia tal discurso, um cenário favorável à sua entrada na escola e procedimentos discursivos que operam como práticas de governamento sobre os modos da docência para o cinema na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas - Cinemapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectEducação e Culturapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA pedagogização do cinema e a vontade de orientação do trabalho docente: uma análise do discurso do projeto Curta na Escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1971156822308452pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9030367663083004pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn the present dissertation, produced in the Formação de Professores e Práticas Pedagógicas nucleus, pedagogical discourses of cinema at school configure as theoretical object, and the statements expressed in texts of the Curta na Escola project, as empirical object. We sought to investigate the pedagogization process of cinema discourse at school, evidencing the possibility conditions of such discourse in pedagogical materials aimed at teaching work. The analytical strategy included elements from the analysis of both culture and the Foucault-inspired discourse, which means that images and texts were analyzed in terms of their enunciative function and aspects of the subjects' position. In an attempt to cope with this endeavor, the Corpus of analysis chosen integrates the curricular discourse of the Curta na Escola project. In this corpus, discourses shaping the cinema way of being to school, and which operate producing a certain teaching for working with films, were analyzed. Thereby, it was possible to identify an interdiscursive network that upholds such discourse, a favorable scenario for step into the school, and discursive procedures that operate as governance practices on teaching modes for cinema at school.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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