Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39295
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Rosângela Tenório de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Simone Carvalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T11:43:36Z | - |
dc.date.available | 2021-02-24T11:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Simone Carvalho dos. A pedagogização do cinema e a vontade de orientação do trabalho docente: uma análise do discurso do projeto Curta na Escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39295 | - |
dc.description | SANTOS, Simone Carvalho dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO, Simone | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente dissertação, produzida no núcleo de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, os discursos pedagógicos do cinema na escola se configuram como objeto teórico e os enunciados expressos em textos do projeto Curta na Escola, como objeto empírico. Buscou-se investigar o processo de pedagogização do discurso do cinema na escola, evidenciando as condições de possibilidade de tal discurso em materiais pedagógicos voltados para o trabalho docente. A estratégia analítica contou com elementos da análise do discurso de inspiração foucaultiana e da análise cultural, o que implica dizer que imagens e textos foram analisados em sua função enunciativa e nos aspectos da posição dos sujeitos. Na tentativa de dar conta desta empreitada, o Corpus de análise escolhido integra o discurso curricular do projeto Curta na Escola. Em tal corpus, foram analisados discursos que conformam um modo de ser do cinema na escola e que operam na produção de uma certa docência para o trabalho com filmes. Assim, foi possível identificar uma rede interdiscursiva que apoia tal discurso, um cenário favorável à sua entrada na escola e procedimentos discursivos que operam como práticas de governamento sobre os modos da docência para o cinema na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escolas - Cinema | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Educação e Cultura | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | A pedagogização do cinema e a vontade de orientação do trabalho docente: uma análise do discurso do projeto Curta na Escola | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1971156822308452 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9030367663083004 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the present dissertation, produced in the Formação de Professores e Práticas Pedagógicas nucleus, pedagogical discourses of cinema at school configure as theoretical object, and the statements expressed in texts of the Curta na Escola project, as empirical object. We sought to investigate the pedagogization process of cinema discourse at school, evidencing the possibility conditions of such discourse in pedagogical materials aimed at teaching work. The analytical strategy included elements from the analysis of both culture and the Foucault-inspired discourse, which means that images and texts were analyzed in terms of their enunciative function and aspects of the subjects' position. In an attempt to cope with this endeavor, the Corpus of analysis chosen integrates the curricular discourse of the Curta na Escola project. In this corpus, discourses shaping the cinema way of being to school, and which operate producing a certain teaching for working with films, were analyzed. Thereby, it was possible to identify an interdiscursive network that upholds such discourse, a favorable scenario for step into the school, and discursive procedures that operate as governance practices on teaching modes for cinema at school. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Simone Carvalho dos Santos.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons