Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39291

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Marciano Antonio da-
dc.date.accessioned2021-02-24T11:05:40Z-
dc.date.available2021-02-24T11:05:40Z-
dc.date.issued2020-06-08-
dc.identifier.citationSILVA, Marciano Antonio da. Professora sim. Professor também. Tio jamais: um estudo sobre masculinidades e docência no contexto da educação infantil na região Agreste de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39291-
dc.description.abstractOs dispositivos de gênero têm estruturado distintas realidades para homens e mulheres, corroborando para a manutenção dos quadros de violências e desigualdades naturalizados no curso da história. A docência no contexto da educação infantil, se encontra imersa nesses arranjos, tendo em vista que esse campo profissional tem sido delimitado com base nas construções binárias de gênero. Por essa via, um conjunto de símbolos, significados e códigos vem sendo elaborados pelas estruturas patriarcais, na tentativa de dar continuidade aos modelos que foram cristalizados para essa profissão. Dentro desse quadro, os professores homens cisgêneros emergem enquanto uma categoria subversiva, na medida em que reivindicam um novo lugar no âmbito das relações de gênero, rompendo com o imaginário que reforça a docência na educação infantil, enquanto um território feminino. Ainda assim, a atuação de professores homens cisgêneros nos anos iniciais da educação básica, especialmente, na educação infantil, tem sido uma realidade escassa, haja vista a existência de uma certa resistência por parte da comunidade escolar com a inserção da figura masculina nessa etapa. Partindo dessa compreensão, essa pesquisa buscou desvelar as principais contrariedades que se encontram circunscritas nesses arranjos, sobretudo, no que se refere as repercussões geradas em torno dos professores homens cisgêneros. Diante disso, tomamos enquanto pergunta norteadora do nosso estudo: “Quais os condicionantes experienciados pelos professores homens no exercício da profissão docente no contexto da educação infantil na região Agreste de Pernambuco?”. Buscando responder o nosso questionamento, elencamos enquanto objetivo geral da nossa pesquisa: investigar os condicionantes experienciados pelos professores homens no exercício da profissão docente no contexto da educação infantil na região Agreste de Pernambuco. Enquanto objetivos específicos, temos: (i) identificar os principais desafios enfrentados pelos professores homens cisgêneros no âmbito de sua vivência profissional na educação infantil; (ii) caracterizar as diversas percepções acerca da atuação dos professores homens cisgêneros na educação infantil por professores/as e auxiliares que atuam nesse contexto; (iii) analisar o modo como os docentes homens cisgêneros percebem os recursos e rotinas pedagógicas. O percurso metodológico adotado na realização da pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, onde realizamos um estudo do tipo exploratório e explicativo. Utilizamos o método do Caso Alargado enquanto instrumento de investigação e a entrevista não estruturada como procedimento de coleta de dados. Para realização da pesquisa de campo, inicialmente foram elencados 04 (quatro) municípios do Agreste de Pernambuco, sendo selecionados apenas 02 (dois) numa etapa posterior. No curso da investigação, optamos por ouvir não apenas os professores homens, mas também as mulheres professoras e os/as auxiliares. Com relação aos resultados alcançados, constatamos que as condições masculinas se encontram demarcadas por um conjunto estranhamentos, estigmatizações e estereotipações. Por outro lado, notamos que as experiências forjadas por professores homens nos espaços de educação infantil têm se constituído enquanto práticas bem-sucedidas, reconhecidas por toda a comunidades escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectHomenspt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.titleProfessora sim. Professor também. Tio jamais : um estudo sobre masculinidades e docência no contexto da educação infantil na região Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4486192881181986pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxGender devices have structured different realities for men and women, corroborating the maintenance of naturalized violence and inequality in the course of history. Teaching in the context of early childhood education is immersed in these arrangements, given that this professional field has been delimited based on binary gender constructions. In this way, a set of symbols, meanings and codes has been developed by patriarchal structures, in an attempt to continue the models that were crystallized for this profession. Within this framework, cisgender male teachers emerge as a subversive category, insofar as they claim a new place within the scope of gender relations, breaking with the imagery that reinforces teaching in early childhood education, as a female territory. Even so, the performance of cisgender male teachers in the early years of basic education, especially in early childhood education, has been a scarce reality, given the existence of a certain resistance on the part of the school community with the insertion of the male figure in this stage. Based on this understanding, this research sought to unveil the main setbacks that are circumscribed in these arrangements, especially with regard to the repercussions generated around male cisgender teachers. In view of this, we take as the guiding question of our study: “What are the conditions experienced by male teachers in the exercise of the teaching profession in the context of early childhood education in the Agreste region of Pernambuco?”. Seeking to answer our question, we list as a general objective of our research: to investigate the conditions experienced by male teachers in the exercise of the teaching profession in the context of early childhood education in the Agreste region of Pernambuco. As specific objectives, we have: (i) identify the main challenges faced by male cisgender teachers in the context of their professional experience in early childhood education; (ii) to characterize the different perceptions about the performance of male cisgender teachers in early childhood education by teachers and assistants who work in this context; (iii) to analyze how cisgender male teachers perceive pedagogical resources and routines. The methodological path adopted in conducting the research is based on a qualitative approach, where we conducted an exploratory and explanatory study. We used the Extended Case method as an investigation instrument and the unstructured interview as a data collection procedure. To carry out the field research, initially 04 (four) municipalities in Agreste de Pernambuco were listed, with only 02 (two) selected in a later stage. In the course of the investigation, we chose to listen not only to male teachers, but also to female teachers and assistants. Regarding the results achieved, we found that male conditions are marked by a set of strangeness, stigmatization and stereotyping. On the other hand, we note that the experiences forged by male teachers in the spaces of early childhood education have been constituted as successful practices, recognized by the whole school community.pt_BR
dc.description.abstractxLos dispositivos de género han estructurado diferentes realidades para hombres y mujeres, corroborando el mantenimiento de la violencia naturalizada y la desigualdad en el curso de la historia. La enseñanza en el contexto de la educación de la primera infancia está inmersa en estos arreglos, dado que este campo profesional se ha delimitado en función de las construcciones binarias de género. De esta manera, un conjunto de símbolos, significados y códigos ha sido desarrollado por estructuras patriarcales, en un intento por continuar los modelos que se cristalizaron para esta profesión. Dentro de este marco, los maestros varones cisgénero emergen como una categoría subversiva, en la medida en que reclaman un nuevo lugar dentro del alcance de las relaciones de género, rompiendo con las imágenes que refuerzan la enseñanza en la educación de la primera infancia, como un territorio femenino. Aun así, el desempeño de los docentes hombres cisgénero en los primeros años de la educación básica, especialmente en la educación infantil, ha sido una realidad escasa, dada la existencia de cierta resistencia por parte de la comunidad escolar con la inserción de la figura masculina en esta etapa. En base a esta comprensión, esta investigación buscó revelar los principales reveses que se circunscriben en estos arreglos, especialmente con respecto a las repercusiones generadas en torno a los maestros cisgénero masculinos. En vista de esto, tomamos como la pregunta guía de nuestro estudio: “¿Cuáles son las condiciones que experimentan los maestros varones en el ejercicio de la profesión docente en el contexto de la educación de la primera infancia en la región Agreste de Pernambuco?” Buscando responder a nuestra pregunta, enumeramos como un objetivo general de nuestra investigación: investigar las condiciones experimentadas por los maestros varones en el ejercicio de la profesión docente en el contexto de la educación de la primera infancia en la región de Agreste de Pernambuco.. Como objetivos específicos, tenemos: (i) identificar los principales desafíos que enfrentan los maestros cisgénero masculinos en el contexto de su experiencia profesional en la educación de la primera infancia; (ii) caracterizar las diferentes percepciones sobre el desempeño de los maestros varones cisgénero en la educación de la primera infancia por parte de maestros y asistentes que trabajan en este contexto; (iii) analizar cómo los maestros varones cisgénero perciben los recursos y rutinas pedagógicas. La ruta metodológica adoptada en la realización de la investigación se basa en un enfoque cualitativo, donde realizamos un estudio exploratorio y explicativo. Utilizamos el método de caso extendido como instrumento de investigación y la entrevista no estructurada como procedimiento de recopilación de datos. Para llevar a cabo la investigación de campo, inicialmente se enumeraron 04 (cuatro) municipios en Agreste de Pernambuco, con solo 02 (dos) seleccionados en una etapa posterior. En el curso de la investigación, elegimos escuchar no solo a los maestros, sino también a las maestras y asistentes. Con respecto a los resultados alcanzados, encontramos que las condiciones masculinas están delimitadas por un conjunto de extrañeza, estigmatización y estereotipos. Por outro lado, notamos que as experiências forjadas por professores homens nos espaços de educação infantil têm se constituído enquanto práticas bem-sucedidas, reconhecidas por toda a comunidades escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marciano Antônio da Silva.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons