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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39270
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Título: | Qual a relação entre investimento em tecnologias digitais e desempenho escolar? : uma análise no IFPE |
Autor(es): | SANTOS, Camila Mendes dos |
Palavras-chave: | Política pública; Educação; Tecnologias da informação e comunicação; Ensino; Aprendizagem; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco |
Data do documento: | 3-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Camila Mendes dos. Qual a relação entre investimento em tecnologias digitais e desempenho escolar?: uma análise no IFPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Profissional em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente pesquisa tem o objetivo de investigar a política pública de tecnologias digitais para a educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Busca-se entender se os investimentos em aparatos tecnológicos digitais são aliados do processo de ensino e aprendizagem. O questionamento que embasa a pesquisa está pautado na premissa da reflexão a respeito das preocupações do Estado (no contexto representativo do IFPE) em relação à educação digital dos discentes. Dados e pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) demonstram o quanto o acesso à tecnologias digitais tem sido emergente, no Brasil e no mundo, porquanto o desenvolvimento de um programa de tecnologias preocupado com a formação pedagógica dos discente é essencial. A importância de questionar a implementação e avaliação de uma política pública com impacto direto na formação profissional e cidadã de estudantes é importante para promoção de correções e formulações mais consistentes. O objetivo geral da pesquisa é relacionar o investimento realizado pelo IFPE em tecnologias digitais para a educação com o desempenho dos discentes e, especificamente, avaliar a Política de Tecnologias Educacionais, verificar a relação dos docentes com o programa e com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas, bem como perceber a importância do programa para a instituição. Busca-se uma relação baseada na melhora de acesso a TICs pela comunidade acadêmica depois do programa, influenciando na melhora do desempenho escolar. A importância desse trabalho está em promover a conscientização do andamento do programa na instituição, produzindo informações que sirvam de base para a reflexão dos gestores, tornando-se motivadoras da eficiência no serviço público, minimizando desperdícios e aproveitando habilidades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39270 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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