Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39255

Compartilhe esta página

Título: Jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no ensino dos gases
Autor(es): SILVA, Andréa Maria da
Palavras-chave: Educação ambiental; Aprendizagem; Interdisciplinaridade
Data do documento: 4-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Andréa Maria da. Jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no ensino dos gases. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O aquecimento global é um fenômeno natural que tem sido bastante comentado em nosso cotidiano, as principais causas para o seu acontecimento são altas emissões de gases na atmosfera, bem como, a aceleração do desmatamento. Observando esse cenário ambiental vivido por todos, nos dias atuais, e relacionando com os problemas vividos por alunos em sala de aula em escolas com infraestruturas precárias, é de extrema relevância trabalhar um jogo lúdico ambiental sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização, favorecendo a aprendizagem significativa em sala de aula, de forma transdisciplinar, correlacionando as correntes filosóficas ecoeducadora e sustentável. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de educação ambiental. O jogo foi intitulado Efeito Estufa vs. Meio Ambiente e é constituído de um tabuleiro, quatro peões, um dado, dez cartas de desafios, dez de sorte e 30 de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre as orientações do jogo para o aluno e para o professor. Vale ressaltar que a maioria dos constituintes do jogo foram produzidos com materiais recicláveis e resistentes. Através do jogo os participantes são desafiados a realizarem um experimento cientifico inicial e a responderem perguntas relacionando o meio ambiente e o efeito estufa de forma interdisciplinar (envolvendo principalmente química, física, biologia e geografia). O jogo foi aplicado com estudantes na escola pública EREM Clóvis Beviláqua e validado, de acordo com os critérios da CAPES, através de questionário online, respondido por 102 professores sendo a maioria deles atuantes no ensino médio e consideraram o jogo interdisciplinar e aplicável em suas salas de aula. Por fim, acredita-se, que o uso deste jogo em ciências ambientais possa contribuir para um ensino-aprendizagem descontraído e espontâneo, além de promover conhecimento sobre educação ambiental, desenvolvendo nos alunos o senso crítico e aumentando a consciência de suas ações sobre o meio ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39255
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andréa Maria da Silva.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons