Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3925
Título: Fatores condicionantes das crises cambias brasileiras no período de julho de 1994 a janeiro de 2006
Autor(es): Castro, Inez Sílvia Batista
Palavras-chave: Câmbio; Crises Cambiais; Economia Brasileira
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Sílvia Batista castro, Inez; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Fatores condicionantes das crises cambias brasileiras no período de julho de 1994 a janeiro de 2006. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Esta tese busca trazer uma contribuição aos estudos empíricos de crises cambiais brasileiras no período de 1990-2006. Investiga se as conclusões obtidas a partir do método mais comumente utilizado a regressão logit, são influenciadas pela regra de formação da variável dependente. Argumentamos que a construção do índice de pressão sobre o mercado de câmbio (IPMC) envolve certo grau de arbitrariedade e subjetividade. Este índice não reflete as expectativas do mercado quanto à possibilidade de ataque especulativo. O índice indica a avaliação que o Banco Central tem destas expectativas de desvalorização a partir da utilização dos seus mecanismos de defesa de câmbio mais comuns: perda de reservas, elevação da taxa de juros etc. Por fim, oferecemos uma alternativa de simples implementação aos modelos logit para analisar o período de 1994-1999 a estimação de probabilidade de desvalorização a partir do método do drift adjustment. Variáveis de natureza mais estrutural, como o crescimento da dívida do setor público como proporção do PIB, foram testadas e os resultados corroboraram o papel do declínio dos fundamentos nas crises cambiais recentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3925
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6065_1.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.