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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39220

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Gustavo Just da Costa e-
dc.contributor.authorMesquita, Fábio Albert-
dc.date.accessioned2021-02-17T00:21:47Z-
dc.date.available2021-02-17T00:21:47Z-
dc.date.issued2020-11-01-
dc.date.submitted2021-02-16-
dc.identifier.citationMESQUITA, Fábio Albert; SILVA, Gustavo Just da Costa e. (Orient). Entre cinzas frias e horas ardentes: um olhar sobre a educação jurídica através de experiências pedagógicas participativas na disciplina de hermenêutica jurídica da UFPE. 2020. 84 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39220-
dc.description.abstractAs novas demandas sociais, as transformações na cultura e as inovações tecnológicas do presente impactaram em grande medida as concepções sobre a Educação em todos os seus níveis. Não só novas maneiras de articular o conhecimento passaram a ser discutidas, mas as próprias formas de ensino começaram a se modificar. Nos cursos de Direito, no entanto, ainda se nota grande resistência em romper com os modelos tradicionais de ensino, pautados em aulas expositivas, na passividade do aluno e na fragmentação de conteúdos. Diante desse cenário, propõe-se uma reflexão sobre a educação jurídica a partir do estudo concreto das práticas adotadas em Hermenêutica Jurídica na Universidade Federal de Pernambuco durante o segundo semestre letivo de 2019. Objetivou-se construir um retrato das estratégias pedagógicas da disciplina, que envolvem atividades participativas e instrumentos avaliativos que fogem do padrão historicamente construído. Para atingir esse objetivo, analisaram-se documentos relativos ao curso de graduação em Direito da UFPE, bem como os materiais utilizados pelo docente ao longo do semestre. Como instrumentos de coleta de dados, realizaram-se observações empíricas das aulas e aplicaram-se questionários aos alunos, a fim de obter impressões pelo olhar daquele que aprende. Ao final da pesquisa, constatou-se que, embora a lógica do ensino tradicional ainda esteja enraizada no processo educativo, as estratégias participativas são possibilidades viáveis para transformar a educação jurídica, na medida em que ressignificam o espaço da sala de aula e modificam o sentido das práticas pedagógicas. Verificou-se, também, que as estratégias participativas somente podem funcionar se houver planejamento consciente das atividades e se docentes, discentes e gestores assumirem seus papeis de corresponsáveis pelo processo.pt_BR
dc.format.extent84 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectFaculdade de Direito do Recifept_BR
dc.titleEntre cinzas frias e horas ardentes: um olhar sobre a educação jurídica através de experiências pedagógicas participativas na disciplina de hermenêutica jurídica da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1582129370466165pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1389722095904056pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais e Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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