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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39220
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo Just da Costa e | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Fábio Albert | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T00:21:47Z | - |
dc.date.available | 2021-02-17T00:21:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-16 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Fábio Albert; SILVA, Gustavo Just da Costa e. (Orient). Entre cinzas frias e horas ardentes: um olhar sobre a educação jurídica através de experiências pedagógicas participativas na disciplina de hermenêutica jurídica da UFPE. 2020. 84 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39220 | - |
dc.description.abstract | As novas demandas sociais, as transformações na cultura e as inovações tecnológicas do presente impactaram em grande medida as concepções sobre a Educação em todos os seus níveis. Não só novas maneiras de articular o conhecimento passaram a ser discutidas, mas as próprias formas de ensino começaram a se modificar. Nos cursos de Direito, no entanto, ainda se nota grande resistência em romper com os modelos tradicionais de ensino, pautados em aulas expositivas, na passividade do aluno e na fragmentação de conteúdos. Diante desse cenário, propõe-se uma reflexão sobre a educação jurídica a partir do estudo concreto das práticas adotadas em Hermenêutica Jurídica na Universidade Federal de Pernambuco durante o segundo semestre letivo de 2019. Objetivou-se construir um retrato das estratégias pedagógicas da disciplina, que envolvem atividades participativas e instrumentos avaliativos que fogem do padrão historicamente construído. Para atingir esse objetivo, analisaram-se documentos relativos ao curso de graduação em Direito da UFPE, bem como os materiais utilizados pelo docente ao longo do semestre. Como instrumentos de coleta de dados, realizaram-se observações empíricas das aulas e aplicaram-se questionários aos alunos, a fim de obter impressões pelo olhar daquele que aprende. Ao final da pesquisa, constatou-se que, embora a lógica do ensino tradicional ainda esteja enraizada no processo educativo, as estratégias participativas são possibilidades viáveis para transformar a educação jurídica, na medida em que ressignificam o espaço da sala de aula e modificam o sentido das práticas pedagógicas. Verificou-se, também, que as estratégias participativas somente podem funcionar se houver planejamento consciente das atividades e se docentes, discentes e gestores assumirem seus papeis de corresponsáveis pelo processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 84 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.subject | Faculdade de Direito do Recife | pt_BR |
dc.title | Entre cinzas frias e horas ardentes: um olhar sobre a educação jurídica através de experiências pedagógicas participativas na disciplina de hermenêutica jurídica da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1582129370466165 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1389722095904056 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais e Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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