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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39209

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Título: Formação de professores para o ensino de química: desafios e perspectivas da carreira docente.
Autor(es): SILVA, Ana Carla da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Professores - Salários, etc.
Data do documento: 17-Jul-2015
Citação: SILVA, Ana Carla da. Formação de professores para o ensino de química: desafios e perspectivas da carreira docente. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: A escassez de docentes formados para o ensino de ciências no Brasil e, principalmente, no Agreste pernambucano é notória, em especial nas redes Públicas de Ensino. Atualmente, é perceptível que o número de professores nessas escolas, com formação na área, é insuficiente para atender as demandas educacionais dessas instituições. Em vistas disso, este trabalho teve por objetivo identificar fatores que contribuam para uma possível escassez de professores de Química nas Redes Públicas de Ensino de Caruaru-PE, com a finalidade de ponderar a contribuição do curso Química-Licenciatura da UFPE-CAA, enquanto lócus de formação docente no Agreste. Para esta pesquisa utilizou-se uma abordagem do tipo qualitativa e quantitativa. No tocante a natureza do trabalho, este foi do tipo exploratório. Definiu-se para a coleta de evidências a aplicação de questionários direcionados a Professores da Rede Pública de Ensino de Caruaru, discentes e egressos do curso Química-Licenciatura da UFPE-CAA. O método utilizado neste trabalho para analisar as evidências, obtidas através de questionários semiestruturados, foi a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com o auxílio de gráficos ilustrativos. Os resultados mostraram que há escassez em potencial de professores com formação inicial bem como formação continuada em química, e os fatores intervenientes nesta realidade foram o baixo número de Universidades Públicas voltadas para a formação de professores de química e a presença de um viés nos cursos de licenciatura de que, quando formados, os discentes, em grande escala, optam por carreiras que não estão relacionadas à docência, seja pelo fato da química ser uma ciência de mercado amplo e proporcione as mesmas capacitações que a formação de um bacharel, ou mesmo pela racionalidade técnica dos cursos de licenciatura em detrimento ao ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39209
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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