Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39205

Comparte esta pagina

Título : Validação do inquérito Conhecimentos, Atitudes e Prática (CAP) sobre a humanização na assistência ao parto e nascimento
Autor : MELO, Priscila Santos Alves
Palabras clave : Estudos de validação; Enfermagem obstétrica; Cuidados de enfermagem; Teoria de enfermagem
Fecha de publicación : 26-feb-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MELO, Priscila Santos Alves. Validação do inquérito Conhecimentos, Atitudes e Prática (CAP) sobre a humanização na assistência ao parto e nascimento. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : A proposta de humanização possui conceito amplo e envolve um conjunto de conhecimentos, atitudes e práticas que objetivam a promoção do parto e do nascimento saudáveis visando à prevenção de desfechos negativos à mãe e recém-nascido. Dentro deste contexto, a enfermagem configura-se como uma profissão que essencialmente cuida, preocupando-se em ofertar uma atenção holística, integral e considera, sobretudo, a importância da fisiologia do corpo. Portanto, o objetivo desta dissertação foi validar um inquérito de Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) para a avaliação da assistência de enfermagem ao parto e nascimento embasado na Teoria Ambientalista de Florence Nightingale e nos preceitos da Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal. O estudo foi realizado em concordância com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº de parecer 2.154.168 e CAAE: 67650417.5.0000.5208. Participaram da validação 22 juízes especialistas e 22 enfermeiros. A análise estatística avaliou a proporção de concordância e pertinência para cada item e do instrumento como um todo com p-valor foi > 0,05 e I-CVI maior do que 0,80 em todos os itens avaliados. A média do I-CVI para o inquérito CAP foi de 0,976. A média do S-CVI foi de 0,98. As sugestões indicadas foram analisadas e as mudanças necessárias foram implantadas. A versão final do Inquérito foi validada e está composta por 205 questões.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39205
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Priscila Santos Alves Melo.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons