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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39188
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Título : | Análise da utilização das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de química em escolas de referência da cidade de Caruaru - PE. |
Autor : | BATINGA, Leyliane Greyce dos Santos |
Palabras clave : | Ciência - Estudo e ensino; Tecnologia da informação; Computação ubíqua; Sistemas de comunicação móvel |
Fecha de publicación : | 27-jul-2015 |
Citación : | BATINGA, Leyliane Greyce dos Santos. Análise da utilização das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de química em escolas de referência da cidade de Caruaru - PE. Caruaru: O Autor, 2015. |
Resumen : | As novas Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS), como Tablets, Smartphones e Notebook, estão a mudar a natureza da comunicação, que cada vez ganham mais espaço na nossa vida cotidiana. Neste trabalho defendemos o uso TIMS na educação, em razão das amplas ofertas oferecidas pelas TIMS para o ensino-aprendizagem. Apesar de ser inúmeras as vantagens em utilizar as TIMS em práticas pedagógicas, é verificado uma certa resistência dos docentes em inserir essas tecnologias em suas aulas de química. Partindo das dificuldades que levam a resistência dos docentes, que este trabalho visa identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores ao utilizar as TIMS em sua prática docente e analisar de que forma e com que frequência essas tecnologias estão sendo incorporados no processo no ensino-aprendizagem de química em escolas de Referência da cidade de Caruaru- PE. Para tal, foi realizado uma análise qualitativa com base nas entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das escolas e na aplicação de questionários para os alunos. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que tantos os professores como os alunos possuem pelo menos um tipo de dispositivo móvel. Também foi constatado que a maioria dos alunos utilizam essas tecnologias para acessar à internet e utilizar aplicativos, sendo o acesso à internet mais utilizada por eles para estudar química, através da visualização de vídeos-aulas e pesquisas diversas. Também foi verificado que os professores costumam mais utilizar os celulares para atividades pessoais e o notebook para atividades profissionais. Foi constatado que a falta de tempo para planejamento da aula, falta de estruturação da escola e principalmente falta de acesso à internet são as maiores dificuldades encontradas pelos professores. Entre esses desafios, a internet foi a mais ressalta por geralmente possui uma velocidade de conexão baixa. Quanto a disponibilidade de programas ou aplicativos voltados para química em seus dispositivos móveis, foi constatado que eles possuem alguns aplicativos e software, porém não fazem uso deles em suas práticas de ensino em razão dos desafios mencionados. Por fim, foi verificado que os professores não possuem compreensão sobre aprendizagem móvel (m-learning) e aprendizagem ubíqua (ulearning). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39188 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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