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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39188

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorBATINGA, Leyliane Greyce dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-04T20:10:23Z-
dc.date.available2021-02-04T20:10:23Z-
dc.date.issued2015-07-27-
dc.date.submitted2021-02-04-
dc.identifier.citationBATINGA, Leyliane Greyce dos Santos. Análise da utilização das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de química em escolas de referência da cidade de Caruaru - PE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39188-
dc.description.abstractAs novas Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS), como Tablets, Smartphones e Notebook, estão a mudar a natureza da comunicação, que cada vez ganham mais espaço na nossa vida cotidiana. Neste trabalho defendemos o uso TIMS na educação, em razão das amplas ofertas oferecidas pelas TIMS para o ensino-aprendizagem. Apesar de ser inúmeras as vantagens em utilizar as TIMS em práticas pedagógicas, é verificado uma certa resistência dos docentes em inserir essas tecnologias em suas aulas de química. Partindo das dificuldades que levam a resistência dos docentes, que este trabalho visa identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores ao utilizar as TIMS em sua prática docente e analisar de que forma e com que frequência essas tecnologias estão sendo incorporados no processo no ensino-aprendizagem de química em escolas de Referência da cidade de Caruaru- PE. Para tal, foi realizado uma análise qualitativa com base nas entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das escolas e na aplicação de questionários para os alunos. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que tantos os professores como os alunos possuem pelo menos um tipo de dispositivo móvel. Também foi constatado que a maioria dos alunos utilizam essas tecnologias para acessar à internet e utilizar aplicativos, sendo o acesso à internet mais utilizada por eles para estudar química, através da visualização de vídeos-aulas e pesquisas diversas. Também foi verificado que os professores costumam mais utilizar os celulares para atividades pessoais e o notebook para atividades profissionais. Foi constatado que a falta de tempo para planejamento da aula, falta de estruturação da escola e principalmente falta de acesso à internet são as maiores dificuldades encontradas pelos professores. Entre esses desafios, a internet foi a mais ressalta por geralmente possui uma velocidade de conexão baixa. Quanto a disponibilidade de programas ou aplicativos voltados para química em seus dispositivos móveis, foi constatado que eles possuem alguns aplicativos e software, porém não fazem uso deles em suas práticas de ensino em razão dos desafios mencionados. Por fim, foi verificado que os professores não possuem compreensão sobre aprendizagem móvel (m-learning) e aprendizagem ubíqua (ulearning).pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComputação ubíquapt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.titleAnálise da utilização das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de química em escolas de referência da cidade de Caruaru - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494428P6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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