Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39188
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | BATINGA, Leyliane Greyce dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T20:10:23Z | - |
dc.date.available | 2021-02-04T20:10:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-04 | - |
dc.identifier.citation | BATINGA, Leyliane Greyce dos Santos. Análise da utilização das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de química em escolas de referência da cidade de Caruaru - PE. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39188 | - |
dc.description.abstract | As novas Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS), como Tablets, Smartphones e Notebook, estão a mudar a natureza da comunicação, que cada vez ganham mais espaço na nossa vida cotidiana. Neste trabalho defendemos o uso TIMS na educação, em razão das amplas ofertas oferecidas pelas TIMS para o ensino-aprendizagem. Apesar de ser inúmeras as vantagens em utilizar as TIMS em práticas pedagógicas, é verificado uma certa resistência dos docentes em inserir essas tecnologias em suas aulas de química. Partindo das dificuldades que levam a resistência dos docentes, que este trabalho visa identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores ao utilizar as TIMS em sua prática docente e analisar de que forma e com que frequência essas tecnologias estão sendo incorporados no processo no ensino-aprendizagem de química em escolas de Referência da cidade de Caruaru- PE. Para tal, foi realizado uma análise qualitativa com base nas entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das escolas e na aplicação de questionários para os alunos. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que tantos os professores como os alunos possuem pelo menos um tipo de dispositivo móvel. Também foi constatado que a maioria dos alunos utilizam essas tecnologias para acessar à internet e utilizar aplicativos, sendo o acesso à internet mais utilizada por eles para estudar química, através da visualização de vídeos-aulas e pesquisas diversas. Também foi verificado que os professores costumam mais utilizar os celulares para atividades pessoais e o notebook para atividades profissionais. Foi constatado que a falta de tempo para planejamento da aula, falta de estruturação da escola e principalmente falta de acesso à internet são as maiores dificuldades encontradas pelos professores. Entre esses desafios, a internet foi a mais ressalta por geralmente possui uma velocidade de conexão baixa. Quanto a disponibilidade de programas ou aplicativos voltados para química em seus dispositivos móveis, foi constatado que eles possuem alguns aplicativos e software, porém não fazem uso deles em suas práticas de ensino em razão dos desafios mencionados. Por fim, foi verificado que os professores não possuem compreensão sobre aprendizagem móvel (m-learning) e aprendizagem ubíqua (ulearning). | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Computação ubíqua | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de comunicação móvel | pt_BR |
dc.title | Análise da utilização das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de química em escolas de referência da cidade de Caruaru - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494428P6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATINGA, Leyliane Greyce dos Santos.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons