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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39184
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Título : | Aprendizagem de atores no processo de inovação : um estudo de caso em uma empresa do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação |
Autor : | SILVA, Simone Costa |
Palabras clave : | Aprendizagem; Processo de inovação; Estruturas temporais |
Fecha de publicación : | 27-feb-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Simone Costa. Aprendizagem de atores no processo de inovação: um estudo de caso em uma empresa do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. 2020. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Este estudo teve como objetivo principal compreender como ocorre a aprendizagem dos atores envolvidos no processo de inovação de uma organização do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. Para consecução desse objetivo foram elencadas três perguntas que norteiam a pesquisa: Quais os principais eventos de aprendizagem vivenciados pelos atores durante a trajetória da organização? Como são executadas as fases do processo de inovação estudado? Quais aspectos do tempo e da temporalidade se destacaram durante as ações e interações dos atores? Para tal, inicialmente disserta-se sobre os fundamentos da aprendizagem organizacional e sobre experiência, interação e interpretação em aprendizagem organizacional. Em seguida, são expostos os fundamentos gerais sobre o tempo e a temporalidade e sobre os eventos de aprendizagem. Por fim, foram expostos os conceitos e aspectos relativos à inovação e sobre inovação como um processo. O percurso metodológico envolveu um estudo de caso qualitativo, tendo realizado 20 entrevistas com os sujeitos atuantes em um projeto de inovação administrativa, denominado Mutatis, em uma empresa do Setor de Tecnologia de Inovação, localizada na cidade do Recife/PE. Também foram coletados dados documentais e realizadas observações mediante a participação em reuniões de acompanhamento do projeto, a partir das quais foram confeccionadas notas de campo. Para análise de dados foram empregadas técnicas da Teoria Fundamentada. Durante análise dos dados coletados foram elaborados códigos e memorandos iniciais, posteriormente refinados a partir da codificação focalizada, até emergirem categorias. Os resultados da pesquisa revelam que os atores aprendem a partir da vivência de eventos significativos, sendo identificados quatro desses eventos, a saber: a) começando a empregar a metodologia ágil; b) perdendo um importante cliente; c) enfrentando problemas com o capital humano da organização; d) envidando esforços para intensificar a transformação ágil. No desdobramento do processo de inovação, os atores executaram as fases de concepção, desenvolvimento e teste/avaliação da inovação, dando ênfase aos momentos de feedback. Desse processo resultou o surgimento de novas práticas a serem empregadas na organização. E, ainda, a aprendizagem dos atores se desdobrou em uma composição temporal específica com os indivíduos conciliando aspectos relativos ao tempo e à temporalidade, tais como estruturas temporais, ritmos de tempo-chronos e tempo-kairós e trabalho temporal, buscando interpretar as situações vivenciadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39184 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
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