Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3918
Título: Transformação estrutural e produtividade agregada no Brasil
Autor(es): Sávio Barbosa Dantas, Luís
Palavras-chave: Empregro;Produtividade setorial;Transformação estrutural;Produtividade do trabalho
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Sávio Barbosa Dantas, Luís; Leitão Paes, Nelson. Transformação estrutural e produtividade agregada no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo construir um modelo para captar o impacto das produtividades entre setores e suas implicações sobre a transformação estrutural a realocação de trabalho entre agricultura, indústria e serviços. De posse do modelo avaliamos as conseqüências desse movimento sobre a produtividade agregada do Brasil entre os anos de 1950 a 2003, comparado-a a de outros países da América Latina e China. Embora haja uma diminuição na diferença de produtividade entre os países utilizados, os resultados apontam um longo caminho a ser traçado pelo Brasil, acarretado pelo mau desempenho do crescimento setorial a partir da segunda metade da amostra utilizada. A despeito da grande importância da agricultura entre os países usados, os setores industrial e de serviços demonstram ser os grandes responsáveis pela aproximação que houve entre esses países
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3918
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3576_1.pdf656,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.