Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39121
Compartilhe esta página
Título: | A engenharia didático-informática : uma metodologia para a produção de software educativo |
Autor(es): | Santos, Ricardo Tiburcio dos |
Palavras-chave: | Metodologia; Desenvolvimento de software; Engenharia de software; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 15-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Ricardo Tiburcio dos. A engenharia didático-informática: uma metodologia para a produção de software educativo. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | No contexto de desenvolvimento de software educativo, estudos e investigações apresentam uma problemática em relação à qualidade de alguns produtos vinculada à engenharia a qual são submetidos. Com os resultados da Pesquisa de Mestrado, percebemos que uma solução para a Engenharia de Software Educativo é a modelização dos processos no sentido de utilizar uma metodologia que contemple aspectos teóricos sobre o ensino e a aprendizagem e, também, aspectos tecnológicos levando em consideração os avanços digitais. Nossa primeira solução foi a concepção da Engenharia Didático-Informática – EDI; essa metodologia se constitui da utilização dos procedimentos metodológicos de duas engenharias: Didática e de Software, articulando as análises teóricas e sistemáticas de ambas. Consideramos como hipóteses que: 1. Compreender metodologias de desenvolvimento de software educativo colabora para a criação de modelizações de processos; 2. A realização de um estudo histórico traz subsídios para o aprimoramento da Engenharia Didático-Informática; 3. A análise das utilizações da EDI, na sua primeira versão, produz elementos para aprimorar a modelização do processo de software. Isso posto, esta pesquisa teve por objetivo aperfeiçoar a EDI bem como o modelo de processo de desenvolvimento de software dessa metodologia, assim realizando uma abordagem histórica e analítica. Com a EDI, observamos a possibilidade de suprir algumas carências verificadas nas formas de produzir software educativo. As análises propostas no modelo de processo norteiam a criação de produtos para atender às características específicas dos conhecimentos que serão trabalhados, porém, através do uso dessa metodologia e de discussões em torno da problemática de criação de software, percebemos a necessidade de aperfeiçoamento. O percurso metodológico dessa pesquisa foi iniciado com a análise de como os software Casyopée, Function Probe e Modellus foram desenvolvidos, desde a concepção até a fase de testes dos projetos, afim de observar os padrões de engenharia utilizados – resgate histórico. Também, fez parte da metodologia compreender como a Engenharia DidáticoInformática foi utilizada nos projetos de concepção dos software Function Studium, Conics Studium 3D e Magnitude Studium, como meio de obter fundamentação para aprimorar o processo em evolução – abordagem analítica. Os resultados deste estudo indicam que existe uma preocupação em considerar teorias sobre o ensino e a aprendizagem para desenvolver tecnologias digitais educativas e aspectos metodológicos oriundos da Engenharia de Software; com o resgate histórico foram observadas semelhanças entre as engenharias utilizadas e padrões de levantamento de requisitos desses software. Outro resultado é a realização da análise da utilização da EDI. Logo, foi observado que existe a necessidade de aprimoramento dessa engenharia para que essa possa fornecer informações mais detalhadas de cada parte do processo, visto que algumas etapas não são tão objetivas e simples de serem compreendidas, conforme indicam os pesquisadores que utilizaram essa metodologia. Assim, a Engenharia DidáticoInformática foi aperfeiçoada e sua versão atual é apresentada nesta Tese. |
Descrição: | Santos, Ricardo Tiburcio dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TIBÚRCIO, Ricardo |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39121 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ricardo Tiburcio dos Santos.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons