Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39084

Compartilhe esta página

Título: Prospecção fitoquímica e atividades biológicas de plantas utilizadas por populações tradicionais em uma área de floresta tropical sazonalmente seca do Nordeste do Brasil (Pernambuco, Brasil)
Autor(es): AMORIM, Luciclaudio Cassimiro de
Palavras-chave: Plantas medicinais; Alzheimer; Antioxidantes
Data do documento: 27-Jun-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AMORIM, Luciclaudio Cassimiro de. Prospecção fitoquímica e atividades biológicas de plantas utilizadas por populações tradicionais em uma área de floresta tropical sazonalmente seca do Nordeste do Brasil (Pernambuco, Brasil). 2018. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Recentemente, o interesse em descobrir antioxidantes naturais aumentou tremendamente para sua aplicação no controle do aparecimento de múltiplas doenças. Oito extratos metanólicos de sete plantas medicinais (Amburana cearensis, Croton conduplicatus, Erythrina velutina, Handroanthus impetuginosus, Hymenea courbaril, Simaba ferruginea e Vitex gardeneriana) de uma floresta seca tropical sazonal no Nordeste do Brasil (Pernambuco, Brasil) foram estudados quanto à triagem fitoquímica, e potencial antioxidante. Além disso, os teores totais de fenólicos e flavonóides também foram determinados por métodos colorimétricos usando quercetina e ácido gálico como padrão. O potencial enzimático inibitório dos extratos foi investigado contra enzimas-chave envolvidas na acetilcolinesterase (AChE) neurodegenerativa. Todos os extratos analisados mostraram a presença de compostos fenólicos, cumarinas, mono-, sesqui- e diterpenos, naftoquinonas, triterpenos e esteróides. A presença de alcalóides foi determinada apenas nos extratos metanólicos das folhas e ramos de Erythrina velutina e no extrato metanólico dos ramos de Vitex gardneriana. Antocianinas e xantinas estavam ausentes nos extratos analisados. O teor de compostos fenólicos totais nas amostras investigadas variou de 19,10 (extrato metanólico de Simaba ferruginea) a 129,70 (extrato metanólico de folhas de E. velutina) EmgAG/gPS. A atividade antioxidante foi medida por três ensaios espectrofotométricos: atividade de eliminação do radical DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazil), inibição da peroxidação lipídica e capacidade antioxidante total pelo método do fosfomolibdênio. Todos os extratos apresentaram atividade antioxidante sendo. No ensaio de eliminação do radical DPPH, os valores de IC50 variaram de 198,3 (para H. courbaril) a 309,9 (S. ferruginea) μg/mL. No ensaio de inibição da peroxidação lipídica os valores de inibição variaram de 45,45% (para A. cearenses) a 62,12% (para C. conduplicatus). No ensaio de capacidade antioxidante total os valores variaram de 27,74% (para o extrato metanólico de ramos de E. velutina) a 73,49% (para S. ferruginea). H. impetuginosus, H. courbaril, E. velutina (galhos) e V. gardeneriana inibiram 100% AChe. E. velutina (folhas), C. conduplicatus e A. cearenses inibiram 94%, 83% e 57% de AChe, respectivamente. Apenas S. ferrugineaapresentou inibição menor que 50% de AChe.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39084
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luclaudio Cassimiro de Amorim.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons