Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39082
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Eduarda Florencio | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T02:12:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T02:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eduarda Florencio. As contribuições dos projetos e programas acadêmicos na formação inicial e na permanência do licenciando em química no CAA da UFPE. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39082 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo sobre as contribuições dos projetos e programas acadêmicos na formação inicial e na permanência do Licenciando em Química no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, tendo como campo de pesquisa o próprio campus universitário, juntamente com o corpo docente e discente do curso de Química-Licenciatura. Para coleta de dados, foi feito um levantamento documental sobre a evasão no curso de Química-Licenciatura e aplicação de questionários a 35 discentes e 7 docentes deste curso. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições dos projetos e programas acadêmicos na formação inicial e na permanência do licenciando em química do CAA /UFPE. Os resultados mostraram que os projetos e programas acadêmicos contribuem de forma significativa para formação do licenciando, dentre estas, se destacaram a experiência com a prática docente, aquisição de habilidades e melhor rendimento acadêmico. Além disto, mostraram que houve uma mudança de opinião sobre o desejo em ser professor após a experiência vivenciada em projetos e programas acadêmicos, como o PIBID, PIBIC e Monitoria Acadêmica. Sobre a permanência do aluno no curso, os projetos contribuem de forma motivacional e financeira. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudantes universitários - Programas de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | As contribuições dos projetos e programas acadêmicos na formação inicial e na permanência do licenciando em química no CAA da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404311E6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study consists of a qualitative and quantitative research on the contributions of the Projects and Academic Programs for initial formation and permanence of students in Chemistry at the licensing Academic Center of Agreste (CAA) UFPE. The search field was the campus, CAA along, their students and teachers of the course in Chemistry-Degree. For data collection, it was made a documentary survey of evasion in the course of Chemistry-Degree and questionnaires to 35 students and 7 teachers of this course. This research aimed to investigate the contributions of projects and academic programs in initial training and permanence of licensing in chemistry CAA / UFPE. The results have shown that the projects and academic programs contribute significantly to the formation of licensing, among these, it highlighted the experience of teaching practice, acquiring skills and better academic performance. Moreover, showed that there was to a change of opinion about wanting to be a teacher after the experience lived in projects and academic programs, such as PIBID, PIBIC and Academic Monitoring. About the permanence of the student in the course, the projects contribute in motivational and financial ways. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Eduarda Florencio.pdf | 902,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons