Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39055

Compartilhe esta página

Título: Biotransformação de compostos acetilênicos visando a preparação sustentável de Inonas e Álcoois propargílicos quirais
Autor(es): SILVA, Alana Bittencourt Vieira da
Palavras-chave: Química Orgânica; Biocatálise; Enzima; Oxidoredução
Data do documento: 7-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Alana Bittencourt Vieira da. Biotransformação de compostos acetilênicos visando a preparação sustentável de Inonas e Álcoois propargílicos quirais. 2020. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A obtenção de fármacos na indústria farmacêutica cacere de metodologias mais biossustentáveis de obtenção de intermediários químicos. Nesse contexto, o presente trabalho trata do desenvolvimento de rotas quimioenzimáticas na obtenção de Inonas e álcoois propargílicos quirais, corriqueiramente utilizados como blocos de construção. Como proposta biocatalítica, uma enzima oxidase comercial Lacase, do microrganismo Trametes versicolor, foi empregada como biocatalisador oxidante num sistema enzima/mediador, para obtenção de cetonas propargílicas. Em sequência, através da tecnologia de DNA recombinante, foi expressa uma enzima carbonil redutase proveniente da bactéria Gluconobacter oxydans (GOX2036), para as reações de redução e obtenção da série dos álcoois propargílicos quirais. Os resultados de oxidação mostraram que o sistema oxidante Lacase/mediador, mostrou-se promissora para a formação de produtos oxidados com taxas de reação entre 1h-24h, com rendimentos de bons a excelentes (64-97%), utilizando-se água acídica como meio reacional (pH5,5-6,0), e temperatura ambiente. A presença de co-solventes mostrou-se necessária nas reações que resultaram em baixos rendimentos. Nos resultados obtidos com enzima de expressão em E.coli, foi possível a construção de dois plasmídeos pUC18 de coonagem e pET28 de expressão contendo a sequencia genética da enzima de interesse. As biotransformações de redução, com células integras expressadas permitiu obter álcoois de configuração (S), no geral, com excelentes excessos enantioméricos (>99%) e conversão, em tempos reacionais de 24-48h.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39055
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alana Bittencourt Vieira da Silva.pdf10,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons