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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39035
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Título: | Formação humana, memória e escrita de si em Província Submersa, de Octacílio Alecrim |
Autor(es): | SKEETE, Nadir Arruda |
Palavras-chave: | Octacílio Alecrim; Província Submersa; Autobiografia; Formação humana; Literatura Potiguar |
Data do documento: | 23-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SKEETE, Nadir Arruda. Formação humana, memória e escrita de si em Província Submersa, de Octacílio Alecrim. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A relação entre literatura e formação humana enfocada em pesquisas nas áreas de Letras e Educação remonta à Antiguidade Clássica, com Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) e Horácio (65 a.C. - 8 a.C), que ligavam à arte literária uma experiência especial das paixões, em cuja origem estava também o prazer de aprender. Sob essa perspectiva, a leitura de obras literárias exerceria um papel importante na formação dos indivíduos, porquanto lhes possibilitaria acessar o conhecimento através da experiência estética mediada pela linguagem da poesia ou das histórias narradas por outrem ou por si mesmos. É nesse quadro constitutivo da crítica e da teoria literária, que inserimos esta pesquisa, a qual tem como objetivo geral discutir a relação entre literatura e formação humana a partir da análise do livro de memórias Província submersa do escritor norte-rio-grandense Octacílio Alecrim. Trata-se de uma narrativa autobiográfica da infância e juventude do autor, que testemunha o papel da literatura como multiplicadora das experiências vividas por ele, cujas leituras literárias produz efeitos notáveis, dentre os quais se destaca o fato de tê-lo levado a tornar-se também um escritor. Nesse objetivo geral, circunscrevem-se os seguintes objetivos específicos: descrever os processos da memória envolvidos na construção da obra, a partir das relações com a espacialidade, a percepção sensorial, a afetividade e a representação estética; caracterizar a obra do ponto de vista do gênero literário autobiográfico; recuperar conteúdos relevantes evocados e selecionados pela memória no processo de (re)construção de significados; fazer um levantamento das principais obras e autores aí referidos; e descrever experiências significativas de leitura. A pesquisa de cunho teórico-bibliográfico fundamentou-se no pensamento de diferentes autores que abordam a relação entre literatura e formação humana, além de outros que discutem memória e escrita de si. Os resultados da análise apontam para uma ampliação da capacidade de conhecer a si mesmo, ao outro e ao mundo, com impactos na (trans)formação de Octacílio Alecrim e no seu desenvolvimento intelectual e humano, através da vivência experienciada no contato com o universo literário. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39035 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
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