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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39022

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dc.contributor.advisorAGUIAR, Sylvana Maria Brandão de-
dc.contributor.authorAGUIAR, Manuel Augusto Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-01-11T18:01:08Z-
dc.date.available2021-01-11T18:01:08Z-
dc.date.issued2012-08-21-
dc.identifier.citationAGUIAR, Manuel Augusto Oliveira de. O processo de absorção do empregado, pessoa com necessidades específicas, na Chesf (2010 - 2012). 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39022-
dc.descriptionAGUIAR, Sylvana Maria Brandão de, também é conhecida em citações bibliográficas por: BRANDÃO, Sylvanapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação possui como tema central o processo de absorção do trabalhador, pessoa com necessidades específicas na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), compreendido no período de 2010 até 2012. Trata-se de uma pesquisa inédita e acredita-se que a sua maior contribuição será propor, prioritariamente ao setor de gestão de pessoas das empresas, estratégias para aperfeiçoamento das futuras contratações, recepção e alocação de seus novos empregados, pessoas com necessidades específicas. Do ponto do referencial teórico, foi preciso construir um eixo interdisciplinar para onde confluíram autores advindos da Gestão Pública como Bresser Pereira e Clézio Saldanha dos Santos. No que se conceitua como pessoa com necessidades específicas, vez que é um conceito absolutamente novo, foram basilares as contra argumentações elaboradas a partir das designações atribuídas ao segmento contidas, principalmente, na Constituição Federal de 1988, ratificada na Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) e de autores como Marcos Mazzotta e Romeu Kasumi Sassaki. Acerca da visão atual, poder, papel social das instituições públicas, enquanto disciplinadoras; e controle de poderes e micro poderes, utilizou-se, em especial Michel de Foucault e Boaventura Souza Santos. Registre-se que para além das fontes literárias, um detalhado levantamento e reflexões foram realizados sobre as legislações nacionais e internacionais concernente ao tema. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, descritiva, documental, explicativa, intervencionista, com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Este trabalho propõe-se, por intermédio do relato da saga experienciada pelas pessoas com necessidades específicas, ao longo da História; em seu caminhar para existir e para construir sua identidade; e do relato dos pensares e ideias que tiveram que transpassar superar, para, nos momentos de hoje, serem reconhecidos e valorizados como pessoa — cidadão —, como continuidade do trajeto de firmação, ratificação de sua independência, autodeterminação e empoderamento. Relata, no período compreendido da segunda metade do século XVIII ao século XX, a realidade do atendimento vivenciado pelas pessoas com necessidades específicas no Brasil, sobre a oferta e utilização dos serviços de saúde, educação e do trabalho. Retrata, ainda, o papel e a força da linguagem como instrumento de ratificação e consolidação da exclusão; provocadora, também, de novos pensares, como o processo percorrido para criar e instituir os conceitos e saberes do paradigma da inclusão, que imprime e instala um repensar sobre diversidade, diferença e singularidades humanas. Decorre, então, dessa nova percepção do homem um conjunto de medidas e ações afirmativas, advindas de reivindicações e protagonismo de militantes e ativistas, pessoas com necessidades específicas, de seus familiares, técnicos e organizações da sociedade civil, governos, demais poderes e empresas, que resultam em uma somatória de declarações, convenções, internacionais e nacionais; que produzem e constituem um conjunto de normativos do arcabouço legal para implantação das Políticas Públicas Inclusivas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectSingularidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO processo de absorção do empregado, pessoa com necessidades específicas, na Chesf (2010 - 2012)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4846325123476214pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9017181591485421pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis thesis has as its central theme the process of absorption of the worker, peoplewith specificity or specific needs, at the San Francisco Hydro Electric Company (Chesf), within the period of 2010 through 2012. This is an original research andpossibly its greatest contribution is to propose, priority or mainly to the human resource management, strategies to improve future contracts, reception and allocation of its new employees, people with specific needs. From the theoretical point of view, it was necessary to build an interdisciplinary approach to convergeauthors from the Public Management, such as Bresser Pereira and Clezio Saldanha dos Santos. As we conceptualized the term people with specific needs, since it is absolutely a new concept, the counter arguments developed from the designations assigned to the segments contained mainly in the Constitution Federal of 1988, ratified by the Convention on the Rights of Persons with Disabilities if United Nations (UN), and by the works of authors such as Mark Mazzotta and Romeu Kasumi Sassaki. For the concepts of power, powers, micropowers control and social role of public institutions, the works of Michel de Foucault and Boaventura Souza Santos were used. A detailed survey and reflections were made about the national and international laws related to the theme, in addition to literary sources. From the methodological point of view, this is an exploratory, qualitative, descriptive, documentary, explanatory and interventionist research, with the application of semi-structured interviews. This paper proposes, through the story of the saga experienced by people with specific needs, throughout history; on his walk to exist and to build their identity and reporting of thinks and ideas that had to pierce overcome, for in moments today, they are recognized and valued as a person - citizen -, with continuing the path of affirmation and ratification of their independence, self-determination and empowerment. Reports, in the period of the second half of the XVIII to the XX century, the reality of care experienced by persons with specific needs in Brazil on the supply and use of health services, education and work. Portrays also, the role and power of language as instrument of ratification and consolidation of exclusion; provocative, too, of new thoughts, as the process traversed to create and introduce the concepts and knowledge of the inclusion paradigm, which prints and installs a rethink diversity, difference and human singularities. This new awareness of man then results in a set of measures and affirmative actions, arising from the claims of militants and activists, people with specific needs, their families, specialists and civil society organizations, governments and other authorities and companies, resulting in a sum of declarations, conventions, international and national; which produce and constitute a set of rules of the legal framework for the implementation of public policies on inclusion.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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