Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38974

Comparte esta pagina

Título : Avaliação in vivo da atividade antidiarreica do extrato hidroetanólico de folhas de Psidium guineense swartz em camundongos
Autor : LIRA, Celso Rodrigues de
Palabras clave : Diarreia; Camundongos; Psidium; Araçá; Toxicidade
Fecha de publicación : 25-sep-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIRA, Celso Rodrigues de. Avaliação in vivo da atividade antidiarreica do extrato hidroetanólico de folhas de Psidium guineense swartz em camundongos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : No arsenal de plantas medicinais usadas como fontes de tratamentos alternativos das doenças do trato gastrointestinal, principalmente nas síndromes diarreicas, estão as do gênero Psidium. Dentre as mais utilizadas destacamos a Psidium guajava, conhecida popularmente como goiabeira, bastante estudada cientificamente para esta finalidade, e Psidium guineense, conhecida como araçá, cuja atividade antidiarreica não se encontra na literatura. Partindo de critérios etnofarmacológicos e quimiotaxonômicos, investigou-se a atividade antidiarreica do extrato hidroetanólico das folhas de P. guineense (EHEPg), e estabeleceu-se sua dose letal 50%. Na dose letal 50%, dividimos seis camundongos fêmeas em dois grupos, onde um recebeu o EHEPg 2.000 mg/kg por via oral (v.o.), e o outro, veículo; esse protocolo foi repetido nas mesmas condições. No teste antidiarreico, dividiu-se 56 camundongos machos em sete grupos, dos quais quatro receberam EHEPg nas doses de 50, 100, 200 e 400 mg/kg por v.o., um recebeu loperamida 3 mg/kg por v.o. e um recebeu apenas água destilada, 60 minutos após o pré-tratamento com o laxante óleo de rícino por v.o.; a diarreia não foi induzida em um grupo. Nenhum camundongo fêmea morreu no teste da dose letal 50%. As doses de 100 e 400 mg/kg do EHEPg retardaram e diminuíram os episódios diarreicos, das quais a maior delas foi mais eficaz que o tratamento com loperamida. Concluímos que o EHEPg tem baixa toxicidade e apresenta atividade antidiarreica satisfatória. Dessa forma, pode-se estabelecer formulações a partir da Psidium guineense para o tratamento da diarreia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38974
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Celso Rodrigues de Lira.pdf4,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons