Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38939
Comparte esta pagina
Título : | Tratamento do erro: uma ferramenta didática para a aprendizagem no ensino de química. |
Autor : | LIRA, Karen Santos |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Erro; Avaliação |
Fecha de publicación : | 2-mar-2015 |
Citación : | LIRA, Karen Santos. Tratamento do erro: uma ferramenta didática para a aprendizagem no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2015. |
Resumen : | O trabalho em questão apresenta uma abordagem de caráter quantitativo e qualitativo de seus resultados por meio do Modelo de Análise Didática do Erro (MADE). Este buscará levar ao leitor uma visão geral sobre a prática da avaliação como um exercício educativo e a sua relação com o erro que ao invés de ser tratado como algo “ruim” pode ser utilizado como uma ferramenta para a construção do conhecimento de cada indivíduo quando este é diagnosticado, classificado e retificado. O papel da instituição escolar e o posicionamento do professor diante da avaliação e dos possíveis erros encontrados nos exames escolares poderá possibilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos em meio aos processos avaliativos. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio de duas professoras que lecionam a disciplina de Química em turmas do 2º ano do Ensino Médio de duas unidades escolares públicas, os resultados foram obtidos por meio da análise da tipologia dos erros presentes nas provas de uma amostragem de alunos e dos questionários aplicados às professoras. Foi observada que a análise dos erros dos discentes não é uma prática comum nos processos de ensino impedindo que o professor perceba se a metodologia empregada é adequada aos sujeitos e que ele nem “enxergue” a sua prática docente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38939 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA, Karen Santos.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons