Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38931

Share on

Title: Avaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica: um estudo aplicado ao ensino superior.
Authors: SIMÕES, Simone da Silva
Keywords: Química - Estudo e ensino; Química orgânica; Erro; Cognição
Issue Date: 25-Aug-2014
Citation: SIMÕES, Simone da Silva. Avaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica: um estudo aplicado ao ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: O presente trabalho configura-se como uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, no que se refere à sua natureza, e como uma análise documental em relação aos procedimentos aplicados. Foi motivado pela percepção das dificuldades apresentadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química Orgânica II, refletidas num contexto de reprovações. A pesquisa objetivou categorizar os tipos de erros apresentados pelos discentes a partir da análise documental do 1º exercício escolar da disciplina de Química Orgânica II do período de 2012.2 a 2014.1 referente aos conteúdos de aldeídos, cetonas e compostos aromáticos. Buscou-se ainda associar as categorias de erros às metodologias aplicadas pelos estudantes para resolução das questões apuradas a partir da aplicação de um questionário utilizando a escala de Likert. Observou-se que o maior quantitativo de erros é referente a erros de organização, seguido de execução e entrada, consequente da dificuldade apresentada pelos estudantes em entender o desenvolvimento da questão bem como traçar uma meta objetivada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38931
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMÕES, Simone da Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons