Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38927

Compartilhe esta página

Título: Concepções de discentes e docentes sobre os conceitos de energia, calor e temperatura e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.
Autor(es): CORDEIRO, Angela Maria
Palavras-chave: Escolas públicas - Pernambuco; Química - Estudo e ensino; Termoquímica; Professores de ensino médio; Estudantes do ensino médio
Data do documento: 18-Ago-2014
Citação: CORDEIRO, Angela Maria. Concepções de discentes e docentes sobre os conceitos de energia, calor e temperatura e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem relacionadas à compreensão do conceito de calor, energia e temperatura na abordagem da Termoquímica, tanto na concepção dos docentes quanto na dos discentes do 3º ano do ensino médio de duas escolas da rede pública estadual do agreste pernambucano. Os dados coletados através dos questionários mistos foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin, onde foi observado que grande parte dos discentes e docentes possui dificuldades em definir cientificamente os conceitos de energia, calor e temperatura, muitas vezes relacionando esses conceitos ao senso comum. Também foi observado que mesmo quando ambos, discentes e docentes, conheciam a definição de alguns desses conceitos, não conseguiam compreender e nem interpretar alguns questionamentos relacionados à temática. Estes resultados são muito preocupantes, principalmente no que diz respeito aos docentes, visto que se estes, como mediadores do conhecimento, apresentam ideias equivocadas sobre os conceitos ou aplicação em um processo de construção do conhecimento coletivo, consequentemente os discentes podem construir também uma visão inadequada sobre os conceitos. Além disso, foi observado que alguns recursos importantes na construção da aprendizagem dos discentes não estão sendo utilizados com frequência, tais como a experimentação, que é uma ferramenta de integração e auxilia na contextualização dos conteúdos, além de uma abordagem histórica para auxiliar na ruptura de algumas concepções, já que muitas delas faziam parte de teorias ultrapassadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38927
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORDEIRO, Angela Maria.pdf610,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons