Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38900

Compartilhe esta página

Título: Modelo multicritério para hierarquização de ações direcionadas à gestão eficiente de sistemas de distribuição de água
Autor(es): OLIVEIRA, Andreia Azevedo Abrantes de
Palavras-chave: Abastecimento de água; Água - Desperdício; Processo decisório por critério múltiplo; Evidência; Análise hierárquica (Psicologia)
Data do documento: 3-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Andreia Azevedo Abrantes de. Modelo multicritério para hierarquização de ações direcionadas à gestão eficiente de sistemas de distribuição de água. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Tendo em vista o cenário atual de escassez de água, e a busca pelo aumento da eficiência das empresas de saneamento, se faz necessária, além de outras ações, a tarefa de redução das perdas de água dos sistemas de abastecimento. A gestão eficiente desses sistemas envolve a participação de diferentes setores da empresa que, normalmente, lidam com escolhas de diretrizes conflitantes. As estratégicas disponíveis incluem uma gama de ações para a minimização das perdas de água, o que transforma o processo decisório dos gestores em uma tarefa complexa, necessitando assim, de um procedimento estruturado para o conflito de escolha. Desta forma, o estudo tem como objetivo indicar e avaliar a viabilidade das principais ações para a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água, aplicando o método DS/AHP para a agregação de evidências de membros individuais de um grupo de tomada de decisão. O DS/AHP é um método de tomada de decisão multicritério baseado na Dempster-Shafer Theory e no Processo Analítico Hierárquico. Os resultados da análise foram obtidos em grupos de alternativas e em rankings – este último obtido por meio da transformação pignística - deixando em evidencia as alternativas: implantação ou substituição de hidrômetros em áreas residenciais, campanha educativa contra fraude e automação. O estudo possibilitou a análise da incerteza envolvida no processo decisório e enfatizou a aplicação bem-sucedida na agregação de opiniões de especialistas do método DS/AHP para problemas complexos. Dessa forma, vislumbra-se a importante contribuição que a estrutura desenvolvida pode agregar às políticas de gerenciamento dos sistemas de distribuição de água, prevendo o benefício para os mais variados segmentos envolvidos nessa problemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38900
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andreia Azevedo Abrantes de Oliveira.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons