Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3889
Title: | Programa Pró-Letramento : interface entre formação continuada, prática docente e ensino da leitura |
Authors: | Lúcia da Silva Cabral, Maria |
Keywords: | Prática docente;Formação de professores;Ensino da leitura |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Lúcia da Silva Cabral, Maria; Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa, Maria. Programa Pró-Letramento : interface entre formação continuada, prática docente e ensino da leitura. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Essa pesquisa visa analisar os impactos da Formação Continuada na prática docente dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental no eixo do ensino da leitura, no Programa Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Para realizar, então, esta investigação qualitativa, observamos os processos de Formação Continuada dos orientadores de estudos e também dos professores no programa mencionado. Realizamos também observação da prática de duas professoras em turmas iniciais do Ensino Fundamental, a fim de caracterizarmos as práticas de leitura desenvolvidas por elas, antes e após o processo de Formação Continuada, na perspectiva de perceber as influências dessa formação. Para nos inteirarmos dos conteúdos estudados e discutidos nesse processo de formação do Programa Pró-Letramento, fizemos a análise documental de um conjunto de oito fascículos que constam como material de estudo que acompanham o Curso de Formação, além de apresentarmos os objetivos e princípios de outro fascículo, desenvolvido para os orientadores de estudo. Do ponto de vista teórico, para fundamentar nossos estudos sobre formação de professores, prática docente, ensino da língua e leitura baseamo-nos em autores como Nóvoa (1992), Mizukami(2000), Tardif (2002), Chartier( 2002),Solé (1998), Antunes (2003),Soares (1999) e Cafieiro(2005), entre outros. A análise e interpretação dos dados permitiram-nos perceber, entre outras coisas, a ênfase significativa que foi dada a leitura no processo de Formação Continuada dos orientadores de estudo e dos professores, possibilitando aos participantes uma reflexão teórica e prática desse tema. Percebemos também que os fascículos que compõem o material de estudo do curso, constituem uma proposta orgânica e integrada, trazendo abordagens atuais sobre o ensino da leitura. Outro aspecto importante a destacar nos achados desta pesquisa é o fato das duas professoras observadas apresentarem mudanças na prática do ensino da leitura durante o processo formativo em questão |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3889 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo187_1.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.