Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3889
Título: Programa Pró-Letramento : interface entre formação continuada, prática docente e ensino da leitura
Autor(es): Lúcia da Silva Cabral, Maria
Palavras-chave: Prática docente; Formação de professores; Ensino da leitura
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lúcia da Silva Cabral, Maria; Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa, Maria. Programa Pró-Letramento : interface entre formação continuada, prática docente e ensino da leitura. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Essa pesquisa visa analisar os impactos da Formação Continuada na prática docente dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental no eixo do ensino da leitura, no Programa Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Para realizar, então, esta investigação qualitativa, observamos os processos de Formação Continuada dos orientadores de estudos e também dos professores no programa mencionado. Realizamos também observação da prática de duas professoras em turmas iniciais do Ensino Fundamental, a fim de caracterizarmos as práticas de leitura desenvolvidas por elas, antes e após o processo de Formação Continuada, na perspectiva de perceber as influências dessa formação. Para nos inteirarmos dos conteúdos estudados e discutidos nesse processo de formação do Programa Pró-Letramento, fizemos a análise documental de um conjunto de oito fascículos que constam como material de estudo que acompanham o Curso de Formação, além de apresentarmos os objetivos e princípios de outro fascículo, desenvolvido para os orientadores de estudo. Do ponto de vista teórico, para fundamentar nossos estudos sobre formação de professores, prática docente, ensino da língua e leitura baseamo-nos em autores como Nóvoa (1992), Mizukami(2000), Tardif (2002), Chartier( 2002),Solé (1998), Antunes (2003),Soares (1999) e Cafieiro(2005), entre outros. A análise e interpretação dos dados permitiram-nos perceber, entre outras coisas, a ênfase significativa que foi dada a leitura no processo de Formação Continuada dos orientadores de estudo e dos professores, possibilitando aos participantes uma reflexão teórica e prática desse tema. Percebemos também que os fascículos que compõem o material de estudo do curso, constituem uma proposta orgânica e integrada, trazendo abordagens atuais sobre o ensino da leitura. Outro aspecto importante a destacar nos achados desta pesquisa é o fato das duas professoras observadas apresentarem mudanças na prática do ensino da leitura durante o processo formativo em questão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3889
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo187_1.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.