Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38888

Comparte esta pagina

Título : (Re) visitando o Movimento Cultural do Alto José do Pinho : a análise da construção de uma radionovela popular
Autor : SILVA, Leandro Wagner de Albuquerque da
Palabras clave : Educação e Cultura; Radionovelas; Memória – Cultura popular; Subjetividade; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 31-ago-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Leandro Wagner de Albuquerque da. (Re) visitando o Movimento Cultural do Alto José do Pinho: a análise da construção de uma radionovela popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : O objetivo central dessa pesquisa é analisar a relação entre memória e subjetivação numa experiência de radionovela com sujeitos que fizeram parte do Movimento Cultural do Alto José do Pinho. No que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa, escolhi trabalhar a partir dos pressupostos teóricos de autores que discutem os campos do conhecimento em relação a educação, decolonialidade, memória e subjetividades. No intuito de alcançar o objetivo principal desta pesquisa, utilizei como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Como método de pesquisa, fiz uso da pesquisa­ação e para obter os dados utilizei entrevistas semi­estruturadas e a própria radionovela. Após a fase da coleta de dados, evidenciou­se que, através da experiência de produção de uma radionovela sobre o Movimento Cultural do Alto José do Pinho, os sujeitos participantes da pesquisa puderam apreender novos conhecimentos a partir de suas próprias memórias. Diante do contexto, a análise dos dados obtidos revelou que a produção da radionovela se caracterizou como uma atividade educativa a partir do momento que desencadeou nos sujeitos outros processos de subjetivação. Além disso, possibilitou que os sujeitos pudessem ampliar suas concepções sobre o referido Movimento, uma vez que, na produção da radionovela, os sujeitos puderam observar, pensar, refletir e aprender junto a partir da relação entre memória e subjetivação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38888
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leandro Wagner de Albuquerque da Silva.pdf1,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons