Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38856

Share on

Title: Carreira profissional: perfil, influência e perspectivas dos formandos do curso de Administração.
Authors: SILVA, Jéssica Daiana Lopes da
Keywords: Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste; Administração - Estudo e ensino; Orientação profissional; Mercado de trabalho
Issue Date: 5-Dec-2017
Citation: SILVA, Jéssica Daiana Lopes da. Carreira profissional: perfil, influência e perspectivas dos formandos do curso de Administração. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O processo de escolha da profissão é algo intrigante na vida das pessoas e se torna ainda mais difícil quando não se sabe a área que se deseja atuar, sendo assim, o objetivo deste estudo é conhecer como ocorre o processo de escolha da carreira profissional, dos formandos do curso de Administração. Seus perfis, fatores influenciadores e as perspectivas, em uma instituição pública, no Agreste Pernambucano. A pesquisa foi aplicada com 52 discentes, constou com a aplicação do inventário de âncoras de carreira, de Edgar Schein (1993) para se conhecer o perfil profissional dos formandos, além de um questionário semiestruturado para descobrir quais os fatores influenciadores na escolha da área de atuação e as perspectivas. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos graduandos tem perfil profissional estilo de vida, seguido de criatividade empreendedora e segurança/estabilidade. No que se trata dos fatores influenciadores na carreira, alguns decidiram por afinidade, habilidade com a área, descoberto durante a graduação, outros ainda não sabem, por influência do professor e pelo mercado de trabalho. E por fim, as perspectivas no longo prazo, são de se tornar empreendedor e funcionário público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38856
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Jéssica Daiana Lopes da.pdf4,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons