Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38835

Compartilhe esta página

Título: Interferência de pólen exógeno em um sistema de polinização especializado: o caso de jacaranda rugosa A. H. Gentry (Bignoniaceae)
Autor(es): PONTES, Cristina Adriane de Souza
Palavras-chave: Especialização floral; Pólen interespecífico; Abelha
Data do documento: 24-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PONTES, Cristina Adriane de Souza. Interferência de pólen exógeno em um sistema de polinização especializado: o caso de jacaranda rugosa A. H. Gentry (Bignoniaceae). 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2017.
Abstract: A especialização floral é uma estratégia utilizada por algumas plantas para garantir eficiência na interação com seus polinizadores. As flores bilabiadas do gênero Jacaranda têm-se desenvolvido para evitar a perda de pólen por abelhas coletoras de pólen e garantir maior precisão na transferência de pólen. Esse trabalho buscou conhecer a morfologia floral de Jacaranda rugosa e identificar possíveis interferências de pólen interespecífico na polinização dessa espécie vegetal. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de março de 2015 a fevereiro de 2017, no Parque Nacional do Catimbau, Buíque, Pernambuco, Brasil. Jacaranda rugosa A. H. Gentry (Bignoniaceae) é uma espécie rara e endêmica do Nordeste brasileiro, suas flores possuem uma curvatura na parte superior da corola que permite a transferência de pólen no dorso do polinizador. A especialização morfológica de suas flores foi testada nesse trabalho como um atributo eficiente que garante maior precisão na transferência de pólen. Para tanto, analisamos em conjunto os atributos florais, bem como em detalhe o atributo de ajuste ao polinizador, por meio da exposição do display floral, medidas de espectofotometria, medidas de headspace dinâmico, e a acurácia na transferência de pólen. Avaliamos a eficiência do sistema, medindo o sucesso reprodutivo através de experimentos de polinização e análise de pólen nos estigmas, visando quantificar o pólen interespecífico que chega aos estigmas de Jacaranda rugosa no ambiente natural. Por fim, verificamos o efeito dessa deposição para a espécie. Concluímos que o estaminódio de J. rugosa é o centro morfológico da flor, e atua como uma estrutura multifuncional na polinização de J. rugosa. indicando, que a morfologia floral especializada de Jacaranda rugosa restringe o acesso às estruturas reprodutivas sendo eficiente na redução de pólen interespecífico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38835
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Humana e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristina Adriane de Souza Pontes.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons