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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38818
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Título: | O Programa Incluir e a acessibilidade na UFPE |
Autor(es): | SILVA, Ana Lucia Menezes da |
Palavras-chave: | Política pública; Acessibilidade; Pessoas com deficiência; Ensino superior; Universidade Federal de Pernambuco |
Data do documento: | 17-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Ana Lucia Menezes da. O Programa Incluir e a acessibilidade na UFPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Este trabalho descreve o arcabouço teórico e prático das ações políticas previstas no Programa Incluir, verifica os entraves à sua implementação e expõe as barreiras à acessibilidade na UFPE. A análise é feita a partir dos dados da pesquisa realizada nos campi de Recife, com alunos e servidores com deficiência e gestores. O problema de pesquisa emergiu do questionamento: como o Programa Incluir contribui para a acessibilidade da UFPE? E das indagações decorrentes: quais as barreiras à acessibilidade existentes na instituição? O que propõem os gestores e pessoas com deficiência para sanar tais problemas? Para tentar entender a problemática, o objetivo do estudo é identificar fatores que dificultam a permanência das pessoas com deficiência e, propor à gestão central da UFPE, ajustes necessários para evitar barreiras à acessibilidade identificadas pelos participantes. É apresentado em três seções que versam sobre política pública educacional; o programa Incluir (acessibilidade na educação superior) e as barreiras à acessibilidade. A metodologia aplicada no estudo de caso sobre a acessibilidade nos campi de Recife da UFPE é feita através da análise descritiva, de forma quantitativa e qualitativa, mediante técnica de verificação das frequências e associação entre as variáveis. As análises dos dados levam à conclusão de que é necessário um rearranjo das ações pró-acessibilidade na UFPE. Nesse sentido, para atenuar danos é apresentada uma proposta simples de intervenção pedagógica para a instituição. Ademais, este trabalho pode contribuir para impulsionar o debate acadêmico acerca das ações inclusivas e estimular novas pesquisas neste e noutros organismos análogos de ensino superior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38818 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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