Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38801

Compartilhe esta página

Título: Natureza educadora : uso de aplicativo como instrumento de apoio à inserção da educação ambiental vivencial no ensino básico
Autor(es): FERREIRA, Marcílio Ricardo Valeriano
Palavras-chave: Educação ambiental; Vivências com a natureza; Consciência ambiental
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Marcílio Ricardo Valeriano. Natureza educadora: uso de aplicativo como instrumento de apoio à inserção da educação ambiental vivencial no ensino básico. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Apesar dos avanços nos estudos e ações da Educação Ambiental, os problemas que atingem o meio ambiente e, consequentemente, a população, continuam presentes e crescentes. Isto nos alerta para a necessidade de colocar ainda mais em campo abordagens capazes de tocar o Ser Humano por novos caminhos que os tornem mais ambientalmente sensibilizados e com um agir coerente e sustentável no mundo. Dentro desse contexto a Educação Ambiental Vivencial (EAV) é uma das abordagens mais frutíferas e pertinentes aos desafios de nossa época e precisa ser amplamente inserida nas escolas. A presente pesquisa objetivou construir e disponibilizar a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais) um aplicativo (app) móvel para smartphones repleto de informações sobre a importância da EAV, técnicas para condução dos estudantes e diversas sugestões de atividades divertidas e sensíveis para serem realizadas em espaços naturais (e com elementos naturais) onde a criança possa estar em relação direta com a natureza. Este objeto educacional traz como vantagens o acesso a qualquer momento (desde que se possua internet), a possibilidade de inclusão de vídeos, áudios, animações e o acréscimo constante de novas atividades e conteúdos (expansões). A sua validação foi realizada por um grupo de professores do ensino infantil e do ensino fundamental (séries iniciais) e foi observado que, com o uso dessa ferramenta de apoio, eles se sentiram capacitados e motivados a propiciar às crianças uma conexão vivencial com a Natureza contribuindo assim para gerar nelas um sentimento pró-natureza que permanecerá na vida adulta. Além disso, emitiram sugestões que contribuíram na construção da ferramenta e a aprovaram por unanimidade, o que a qualifica a ser largamente disponibilizada.
Descrição: COSTA, Cecília Patrícia Alves, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES-COSTA, Cecília Patrícia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38801
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcílio Ricardo Valeriano Ferreira.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons