Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38784

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorSÁ, Wellington Diêgo Gomes Calaça de-
dc.date.accessioned2020-11-26T00:08:24Z-
dc.date.available2020-11-26T00:08:24Z-
dc.date.issued2017-10-04-
dc.date.submitted2020-11-25-
dc.identifier.citationSÁ, Wellington Diego Gomes Calaça de. Princípio da eficiência alocativa e o indicador custo por aluno: um estudo aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38784-
dc.description.abstractAs instituições públicas têm uma exigência de melhor alocar os gastos públicos, sendo importante acompanhar a execução orçamentária como princípio, o princípio da eficiência alocativa, que ilustra a competência gerencial do executivo. Considerando o indicador de custo como uma base informacional no processo decisório, é cada vez mais útil estabelecer e acompanhar a evolução deste indicador como sinalização da eficiência no gasto público, em especial quando o país passa por uma profunda crise que impede gastos adicionais e restringe o orçamento da União. Por isso, o objetivo desta pesquisa está em avaliar como o custo por aluno pode ser utilizado como integrante do princípio da eficiência alocativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – Campus Caruaru. Entendendo isso, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Educação e diversos autores como Camacho (1993), Santos, Kuroda e Pamplona (2001), Morgan (2004), Cruz, Dias e Luque (2004), Amaral (2005), Magalhães et al. (2006) e Soares e Schmidt (2017) desenvolveram estudos a fim de entender e refinar a sistemática de apuração de tal indicador. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos esta pesquisa se classifica como pesquisa quantitativa e quanto os objetivos é considerada como descritivo-explicativa e os procedimentos como um levantamento aplicado a um caso pela representatividade que a unidade do IFPE tem para a região na qual está inserido. O modelo desenvolvido pelo TCU foi a base utilizada para compor o indicador custo por aluno, contando ainda com ajustes metodológicos para adaptar a realidade encontrada na instituição-alvo e as limitações desta pesquisa. Os resultados apontam para um custo médio por aluno de R$ 12.641,68 no período compreendido entre os exercícios de 2010 e 2016, cerca de 1,57% menor em relação ao encontrado por Santos (2012) em seu estudo.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Custospt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.titlePrincípio da eficiência alocativa e o indicador custo por aluno: um estudo aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2779147P6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230972T8pt_BR
dc.description.abstractxPublic institutions have a requirement to better allocate public expenditures, and it is important to follow budget execution as a principle, the principle of allocative efficiency, which illustrates the managerial competence of the executive. Considering the cost indicator as an informational basis in the decision-making process, it is increasingly useful to establish and monitor the evolution of this indicator as a sign of efficiency in public spending, especially when the country goes through a deep crisis that prevents additional spending and restricts the budget of the Union. Therefore, the objective of this research is to evaluate how cost per student can be used as part of the principle of allocative efficiency in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE - Campus Caruaru. In this sense, the Court of Auditors of the Union (TCU), the Ministry of Education and several authors such as Camacho (1993), Santos, Kuroda and Pamplona (2001), Morgan (2004), Cruz, Dias and Luque (2005), Magalhães et al. (2006) and Soares and Schmidt (2017) have developed studies in order to understand and refine the systematics of this indicator. As far as methodological procedures are concerned, this research is classified as a quantitative research and the objectives are considered as descriptive-explanatory and procedures as a survey applied to a case by the representativeness that the unit of IFPE has for the region in which it is inserted. The model developed by the TCU was the basis used to compose the cost per student indicator, also counting on methodological adjustments to adapt the reality found in the target institution and the limitations of this research. The results point to an average cost per student of R $ 12,641.68 in the period between 2010 and 2016, about 1.57% lower than that found by Santos (2012) in his study.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÁ, Wellington Diêgo Gomes Calaça de.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons