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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38741

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Elionila Maria do-
dc.date.accessioned2020-11-20T22:36:04Z-
dc.date.available2020-11-20T22:36:04Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.date.submitted2020-11-20-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Elionila Maria do Nascimento. A acessibilidade de pessoas com deficiência em supermercados: uma análise dos sites. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38741-
dc.description.abstractConsiderando que vivemos em uma sociedade moderna, de consumo e informações constantemente interligadas no cotidiano das pessoas, e que com base no cenário atual brasileiro em que cerca de 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, havendo um percentual de cerca de 23,9% da população, estudos revelam que essas pessoas sofrem com exclusão social, dificuldades de acessibilidade e preconceito quanto ao seu papel consumidores. Nessa temática, a pesquisa teve como principal objetivo analisar como os supermercados tratam a acessibilidade de pessoas com deficiência em seus sites. Uma vez que, na era de informação, a informática torna se uma das principais fontes de acesso a conteúdo. Em relação ao método utilizado, a pesquisa utilizou informações obtidas por sites das próprias empresas na área de supermercado varejista de Caruaru, e alguns blogs que disponibilizaram de informações e conteúdo que serviram para dar suporte ao assunto em questão, além de pesquisas em campo, observando de fato o ambiente interno das empresas estudadas. O que motivou numa análise tocante a falta de conhecimento e responsabilidade por partes desses supermercados, no que diz respeito a inclusão de Pessoas com deficiência num cenário social e de consumo. Nota se que empresários estão mais preocupados em atender exigências de Leis de cotas, do que se tornarem empresas socialmente responsáveis. Nesse tocante, a pesquisa contribuiu para abrir lacunas ao acesso de PcD num cenário social, e digital. Utilizando de recomendações para melhor atender as PcD nos sites dos supermercados.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleA acessibilidade de pessoas com deficiência em supermercados: uma análise dos sites.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447155E9pt_BR
dc.description.abstractxConsidering that we live in a modern society, consumption and information constantly interlinked in the daily lives of people, and that based on t he current Brazilian scenario in which about 45.6 million people have some type of disability, with a percentage of about 23 , 9% of the population, studies reveal that these people suffer from social exclusion, accessibility difficulties and prejudice reg arding their role consumers. In this theme, the research had as main objective to analyze how the supermarkets treat the accessibility of people with disabilities in their sites. Since, in the information age, computing becomes one of the main sources of a ccess to content. Regarding the method used, the research used information obtained by t he companies' own websites in the retail supermarket area of Caruaru, and some blogs that provided information and content that served to support the subject in question, as well as field research, observing in fact the internal environment of the compan ies studied. What motivated in an analysis about the lack of knowledge and responsibility for parts of these supermarkets, regarding the inclusion of People with disabilities in a social and consumer scenario. It is noted that entrepreneurs are more concer ned with meeting requirements of quota laws than becoming socially responsible companies. In this regard, the research contributed to open gaps in the access of PcD in a social and digital scenario. Using recommendations to better meet the DPC on supermark et websites.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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