Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38738

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da eficiência na utilização dos recursos públicos no setor de saúde sob a ótica da análise envoltória de dados: um estudo nas microrregiões do estado de Pernambuco.
Autor : MÉLO, Carlos Eduardo de Carvalho
Palabras clave : Saúde; Sistema Único de Saúde (Brasil); Eficiência organizacional; Análise envoltória de dados
Fecha de publicación : 10-ene-2017
Citación : MÉLO, Carlos Eduardo de Carvalho. Avaliação da eficiência na utilização dos recursos públicos no setor de saúde sob a ótica da análise envoltória de dados: um estudo nas microrregiões do estado de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Os gastos públicos realizados no setor de saúde resultam em altas somas, o que é justificado pelo fato do serviço oferecido por este setor ser de grande importância para o desenvolvimento econômico e social, uma vez que a qualidade de vida e o desempenho econômico estão ligados à saúde. A saúde é um direito garantido na Constituição Federal de 1988, que deve ser fornecido pelos municípios, estados, Distrito Federal e pela União. Além disso, ela deve ser universal, atendendo toda a demanda da sociedade. Para tal, é necessário que haja uma gestão eficiente dos recursos disponíveis destinados à saúde. Classificado como de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, este estudo objetiva analisar a eficiência na utilização dos recursos públicos no setor de saúde no estado de Pernambuco, tomando como referencia as 19 microrregiões que o compõe. Para realizar este trabalho emprega-se o Modelo BCC orientado a outputs, método de Análise Envoltória de Dados que considera retornos variáveis de escala, buscando maximizar os resultados mantendo os insumos constantes. Para tal, utilizou-se os dados disponíveis no sítio do DATASUS. E, com os resultados deste estudo identificou-se 10 microrregiões com máxima eficiência relativa e nove microrregiões consideradas ineficientes. O estudo identificou também que a eficiência média das microrregiões do estado de Pernambuco é de 87,86%.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38738
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MÉLO, Carlos Eduardo de Carvalho.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons