Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38724

Share on

Title: Estudo das emissões e cenários de mitigação de gases de efeito estufa no setor de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Recife
Authors: GAMA, Ana Maria Cardoso de Freitas
Keywords: Engenharia Civil; Políticas Públicas; Emissões de GEE; NDC Brasileira; CO2 equivalente; Protocolo de Quioto
Issue Date: 10-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GAMA, Ana Maria Cardoso de Freitas. Estudo das emissões e cenários de mitigação de gases de efeito estufa no setor de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Recife. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As mudanças climáticas, suas causas e consequências são reconhecidas pela comunidade científica, governos, setor privado e a população em geral, que admitem a necessidade de reduzir as emissões, devido ao aquecimento global. A gestão de resíduos sólido urbano (RSU) gera gases de efeito estufa (GEE), diretamente pelas emissões do processo ou indiretamente através do transporte e do consumo de energia. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática (IPCC) aponta o setor de resíduos como potencial emissor pela geração do gase metano (CH4), que é até 28 vezes maior do que o dióxido de carbono (CO2). Esta pesquisa objetivou avaliar a contribuição do setor de resíduos na Região Metropolitana do Recife (RMR) às emissões de GEE e definição de cenários de mitigação para cumprimento da Contribição Nacional Determinada (NDC) brasileira, fruto do Acordo de Paris. Para tanto realizou-se uma pesquisa exploratória, iniciando-se por uma revisão literária, seguida por análise documental, levantamento de dados requisitado para utilização do modelo do IPCC (2006). Foram realizadas visitas técnicas e entrevistas com gestores municipais e com os responsáveis técnicos pelos locais de disposição dos RSU. A RMR tem uma área de 3.216.262 km², uma população estimada de 4.054.866 habitantes, geração de 3.657.650,36 kg/dia de resíduos e composta por 15 municípios. Estimou-se que no período estudado foram emitidas 25,4 milhões de tCO2e, dos quais 49% são provenientes da cidade do Recife, 15% de Jaboatão dos Guararapes, 13% de Olinda, e 23% dos 12 demais munícipios. Em uma análise comparativa entre os valores absolutos definidos para NDC brasileira e aqueles encontrados nos cenários de mitigação, observou-se que seriam evitadas aproximadamente 36 milhões de tCO2e, pela disposição de RSU na RMR, equivalente a 52% de redução nas emissões em 2030, superior aos 47% assumidos pelo país no Acordo de Paris em 2015. Se as políticas públicas e investimentos previstos nos cenários forem efetivados, a RMR atenderá a NDC Brasileira evitando emissões e contribuindo para redução das mudanças climáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38724
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Ana Maria Cardoso de Freitas Gama.pdf4,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons